A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) fez uma descoberta inédita ao identificar duas espécies de insetos, Peckia intermutans e Sarcophaga ruficornis, em cadáveres humanos pela primeira vez. Essas espécies, pertencentes à família das moscas-varejeiras, foram descritas em dois artigos científicos recentemente publicados.
O primeiro estudo analisou dados de 21 espécies de insetos forenses encontrados em cadáveres humanos em diferentes estágios de decomposição e em diversos ambientes na região do Planalto Norte catarinense. As coletas foram realizadas entre janeiro de 2022 e julho de 2023.
O segundo artigo descreve um estudo de caso de estimativa do intervalo pós-morte mínimo através de análise entomológica. Este estudo envolveu um cadáver masculino preservado, encontrado em São Bento do Sul, também na região do Planalto Norte catarinense.
Avanços na perícia forense em SC
“Santa Catarina realiza um trabalho pericial muito qualificado em todas as divisões técnicas da PCISC, e as perícias em entomologia forense têm contribuído para elucidar crimes e agilizar investigações mais complexas. Além disso, nossa gestão tem incentivado os estudos e pesquisas nas áreas forenses. Tenho certeza que teremos muito mais descobertas que irão ajudar toda a comunidade científica,” destacou a perita-geral Andressa Boer Fronza.
Contribuição para a ciência brasileira
Pouco explorada no Brasil, a entomologia forense tem ganhado destaque em Santa Catarina, um dos poucos estados onde a perícia oficial utiliza vestígios entomológicos para estimar o intervalo pós-morte. “Esses registros de insetos necrófagos de importância forense são extremamente relevantes para as aplicações práticas e demonstram a nossa capacidade técnica para a realização de pesquisas ou estudos científicos,” afirmou Victor Botteon, chefe da divisão de Entomologia Forense.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: ND+
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
A ação, chamada "Move On", nasceu de uma pesquisa que mostrou como o ato de jogar fora lembranças do passado é visto por muitos como um gesto de bem-estar
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade