A Google anunciou no evento Google for Brasil, nesta terça-feira (11), o lançamento de uma nova série de recursos de segurança para dispositivos Android, sendo o Brasil o primeiro país a participar dos testes.
Essas inovações incluem um sistema anti-roubo avançado e melhorias no Google Play Protect, uma ferramenta que amplia a proteção contra fraudes e violações de privacidade, especialmente ao instalar aplicativos de fontes não oficiais, e poderão ser utilizadas a partir de julho.
O programa piloto brasileiro apresenta tecnologias que identificam mudanças bruscas de direção do aparelho, sugerindo tentativas de furto, e, como resposta, bloqueiam automaticamente a tela do dispositivo. Além disso, os novos recursos possibilitam o bloqueio remoto rápido e o bloqueio do dispositivo mesmo quando offline.
Outro avanço é a restrição do sideloading, prática de instalar aplicativos diretamente no dispositivo sem o uso do Google Play ou outras lojas certificadas, que agora será bloqueada automaticamente em território brasileiro. Os usuários receberão notificações de alerta sempre que houver tentativas de instalação por essa via, reforçando a política de segurança do ecossistema Android no Brasil.
Confira detalhes de cada ferramenta:
Bloqueio automático por detecção de roubo
Utilizando Inteligência Artificial (IA), o novo recurso de segurança detecta mudanças súbitas na direção e velocidade do movimento do celular, bloqueando automaticamente a tela se o dispositivo for arrancado das mãos do usuário. Ao ser ativado, o sistema exibirá uma notificação explicativa, que será limitada a uma vez por dia e só aparecerá quando a tela de bloqueio for acessada.
Bloqueio rápido remoto
A nova função simplifica o bloqueio do dispositivo, permitindo que seja feito através do serviço “Encontre meu Dispositivo” utilizando apenas o número do chip, sem necessidade da senha da conta Google. Para ativar o bloqueio, o usuário precisa apenas acessar um site específico, inserir o número do telefone e completar um simples desafio de segurança, possibilitando o bloqueio da tela de qualquer local.
Bloqueio de dispositivo off-line
O sistema Android foi atualizado para reconhecer comportamentos atípicos do usuário, como a remoção do cartão SIM, a permanência em locais pouco frequentados por longos períodos, ou a interrupção prolongada da conectividade. Em tais circunstâncias, a tela do dispositivo será bloqueada automaticamente para prevenir acessos não autorizados.
Ferramenta Google Play Protect
Para aumentar a segurança contra fraudes no Brasil, o Google Play Protect intensificará a proteção ao instalar aplicativos de fontes alternativas, como navegadores da web, apps de mensagens e gerenciadores de arquivos. Usuários que tentarem fazer essas instalações serão bloqueados automaticamente e receberão explicações sobre os riscos envolvidos, especialmente relacionados a fraudes financeiras e violações de privacidade.
Essa política já está em vigor em Singapura, onde os usuários são alertados com a mensagem: “Este aplicativo pode solicitar acesso a dados sensíveis. Isso pode aumentar o risco de roubo de identidade ou fraude financeira”. A mesma abordagem será adotada no ecossistema Android do Brasil a partir de junho, como parte dos esforços contínuos do Google para proteger seus usuários de ameaças digitais.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.