A Prefeitura de Bombinhas, em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setur) e a Fundação Municipal de Cultura (FMC), promoveu uma capacitação especializada sobre a pesca artesanal da tainha. A iniciativa, que faz parte do Programa Descobrindo Bombinhas, ocorreu em duas sessões, nos dias 9 de maio e 5 de junho, integrando a campanha “Pesca da Tainha é Patrimônio”. O curso objetivou não apenas instruir sobre a técnica de pesca, mas também sensibilizar sobre a importância cultural e turística da atividade.
Durante as aulas teóricas, os 21 participantes, entre eles estudantes da EEB Maria Rita Flor, empreendedores locais, membros da equipe técnica da Setur e profissionais do setor de turismo e imobiliário de Bombinhas, bem como convidados internacionais do Peru e Argentina, aprenderam sobre a história da pesca da tainha, suas características específicas, legislação vigente e os desafios enfrentados pelos pescadores. O conteúdo programático buscou abranger todas as facetas da atividade pesqueira, destacando seu valor para a comunidade.
Após as aulas, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os ranchos de pesca locais, como o Rancho do Kenko e o Rancho da Barra na Praia de Bombas. Essas visitas técnicas permitiram que todos vivenciassem de perto o dia a dia da pesca artesanal da tainha, reforçando o aprendizado teórico e destacando a importância da preservação deste patrimônio cultural como um atrativo turístico vital para a região.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.