keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Carros voadores devem operar em até dois anos no Brasil

Avanços tecnológicos e infraestrutura impulsionam a chegada dos eVTOLs ao país

handler 2 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

O Expo eVTOL, principal feira da América Latina sobre o mercado de carros voadores, encerrou nesta quinta-feira (23) com um cenário de otimismo entre os participantes. O evento contou com a presença das principais empresas do ecossistema, incluindo fabricantes como a chinesa eHang e as brasileiras Vertical Connect e Moya, além de operadores como a GOL e a Azul.

Gustavo Ribeiro, diretor do Voo Limpo e moderador dos fóruns, destacou a proximidade do uso comercial dos eVTOLs. “Em um tempo bem curto, no máximo dois anos, devemos ter essas aeronaves voando, inclusive no Brasil”, afirmou. Tiago Costa, líder de Aeronáutica da Eve Air Mobility, braço da Embraer, corroborou com essa visão, afirmando que o eVTOL da Eve vai voar ainda neste ano.

As operadoras GOL e Azul planejam iniciar voos intrarregionais a partir de 150 km, mas enfrentam o desafio da construção de vertiportos, prevista para os próximos dois anos. Camilo Oliveira, de relações institucionais da Azul, destacou o potencial dos eVTOLs para cobrir 80% dos voos realizados hoje com helicópteros.

Sergio Quito, presidente do Conselho de Segurança e Operações de Voo da GOL, apontou a necessidade de infraestrutura adequada, além de projetar que até 2027 o VX4, aeronave elétrica da Vertical Aerospace, estará em operação. A empresa também planeja uma aeronave inclusiva para até seis passageiros até 2032.

Um levantamento da AVANTTO revelou que São Paulo e Rio de Janeiro representam um mercado de aproximadamente 10 mil eVTOLs, com receita potencial de US$ 7,3 bilhões até 2040. Rogerio Andrade, CEO da AVANTTO, destacou que uma viagem de 30 km deverá custar US$ 100 por passageiro, tornando-se tão acessível quanto um táxi.

Para atender à demanda, o setor está investindo na capacitação de mão de obra, com a ANAC abrindo uma consulta setorial para a emissão de licenças e habilitações para pilotos de eVTOLs. O documento apresenta a visão da Agência sobre como os primeiros pilotos dessas novas aeronaves poderão ser habilitados.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Trânsito

Mais de 1 milhão de veículos devem circular no feriado de 1º de maio nas BR-101 e BR-376

Arteris Litoral Sul prevê até 26% mais veículos nas BRs 101, 376 e 116 entre os dias 30 de abril e 4 de maio