keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

SC é o estado com maior taxa de moradias precárias no Sul do Brasil

O maior problema enfrentado é o aluguel, que representa a despesa mais pesada para as famílias

download 2 Visor Notícias
Imagem do Bairro Monte Cristo/ Google/ Reprodução

Santa Catarina apresenta a maior taxa de moradias precárias entre os estados do Sul do Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com o Ministério das Cidades e dados do IBGE de 2022. A taxa no estado é de 7,3%, sendo superior às taxas do Paraná (6,9%) e do Rio Grande do Sul (5,9%).

Os números revelam que cerca de 190 mil domicílios em Santa Catarina enfrentam condições de moradia precária, concentrando-se majoritariamente nas áreas urbanas, com 174.497 domicílios nessa situação, contra 15.528 nas regiões rurais.

Florianópolis

A região conhecida como “colar metropolitano de Florianópolis”, que inclui as cidades vizinhas da capital, registra a maior proporção de moradias precárias no estado, com uma taxa de 8,4%. A pesquisa identificou 5.663 domicílios em algum tipo de déficit habitacional nessa área.

O Vale do Itajaí segue como a segunda região mais afetada, com 53.699 moradias em situação de déficit, representando uma taxa de 8,3%. O entorno metropolitano de Florianópolis apresenta uma taxa de 7,3%, enquanto o Litoral Sul e a Serra Catarinense têm a mesma proporção de moradias precárias.

Desafios

O maior problema enfrentado pelas regiões de Santa Catarina é o ônus do aluguel, que representa a despesa mais pesada para as famílias, especialmente nas áreas urbanas. Nas regiões do colar metropolitano de Florianópolis, Litoral Sul e Serra Catarinense, a preocupação principal é com a habitação precária, destacando moradias em condições degradantes.

Esta situação chama atenção para a necessidade de políticas públicas efetivas que visem não apenas a redução do déficit habitacional, mas também a melhoria da qualidade das moradias existentes, garantindo condições dignas de habitação para todos os catarinenses.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Obra de macrodrenagem avança na Praia Central de Balneário Camboriú

Etapa norte recebe testes no solo e rebaixamento do lençol freático

Infraestrutura

Projeto do Parque Inundável de Camboriú avança para fase de análise do Governo Federal

Com investimento solicitado de R$ 131 milhões, proposta visa prevenir enchentes e garantir segurança hídrica para Camboriú e Balneário Camboriú

Infraestrutura

CRF Construtora inaugura Douro e reforça conceito atemporal na arquitetura de Brusque

Inspirado na elegância do Rio Douro, empreendimento marca a sexta entrega da construtora no município e fortalece expansão para Guabiruba

Infraestrutura

Nova ponte do Rio Perequê está prestes a ser liberada

Estrutura entre Itapema e Porto Belo deve ser inaugurada na próxima semana

Infraestrutura

Praia Central de BC recebe novos refletores de LED

Instalação visa restabelecer iluminação e reforçar segurança noturna

Mais notícias

Geral

Laudo confirma causas da morte do Papa Francisco

Nos últimos meses, Francisco enfrentava um agravamento de sua saúde, principalmente por complicações respiratórias

Segurança

Foragida por tráfico de drogas é presa em Balneário Camboriú

Mulher foi presa durante abordagem neste domingo (20)