keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

RS planeja construir quatro cidades provisórias para desabrigados

A intenção é oferecer uma solução temporária até que as famílias possam retornar às suas casas

WhatsApp Image 2024 05 15 at 15.08.42 Visor Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande (RS)

O governo do Rio Grande do Sul anunciou um plano para abrigar mais da metade dos cerca de 80 mil desabrigados pelas recentes enchentes no estado. A proposta prevê a construção de quatro cidades provisórias em Porto Alegre, Canoas, Guaíba e São Leopoldo, com a intenção de oferecer uma solução temporária até que as famílias possam retornar às suas casas.

As novas estruturas serão compostas por barracas e incluirão dormitórios, cozinhas comunitárias, brinquedotecas, lavanderias coletivas e espaços para animais de estimação. A meta é abrigar aproximadamente 65% das pessoas que perderam suas moradias. O governo já iniciou a contratação de empresas para fornecer os materiais necessários para a montagem dessas cidades provisórias.

Em Porto Alegre, a estrutura será montada no Porto Seco; em Canoas, no Centro Olímpico Municipal; e em São Leopoldo, no Parque de Eventos. Guaíba ainda não tem o local definido. Desabrigados de Eldorado do Sul, atualmente transferidos para Guaíba e Porto Alegre, também serão beneficiados por essa iniciativa.

O vice-governador Gabriel Souza já vistoriou a área destinada em Canoas e ressaltou que o governo “está trabalhando intensamente para a construção desses espaços, para que as pessoas possam ter dignidade e o máximo de conforto possível nessa hora de tanta dor e sofrimento”.

Detalhes das cidades provisórias

A prefeitura de Porto Alegre espera que as novas cidades recebam escolas e mercados para atender às famílias, garantindo uma estrutura básica de serviços. Inicialmente, a segurança desses locais seria de responsabilidade do governo federal e das Forças Armadas, mas, conforme informou o vice-governador, esse serviço ficará a cargo das polícias civil e militar, além das administrações municipais.

As cidades provisórias contarão com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), um grupo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) que possui escritório em Porto Alegre. A ideia é que a nova estrutura ofereça uma rede de suporte semelhante à utilizada em tragédias anteriores, como as enchentes nas cidades serranas do Rio de Janeiro em 2011.

Além disso, para as regiões alagadas do 4º Distrito em Porto Alegre, a prefeitura propôs a construção rápida de instalações comerciais e prédios utilizando contêineres, visando uma recuperação mais ágil da área afetada.

Essa iniciativa reflete um esforço coordenado para minimizar o impacto das enchentes e proporcionar um ambiente seguro e estruturado para os desabrigados, até que possam reconstruir suas vidas e retornar às suas comunidades de origem.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Obra de macrodrenagem avança na Praia Central de Balneário Camboriú

Etapa norte recebe testes no solo e rebaixamento do lençol freático

Infraestrutura

Projeto do Parque Inundável de Camboriú avança para fase de análise do Governo Federal

Com investimento solicitado de R$ 131 milhões, proposta visa prevenir enchentes e garantir segurança hídrica para Camboriú e Balneário Camboriú

Infraestrutura

CRF Construtora inaugura Douro e reforça conceito atemporal na arquitetura de Brusque

Inspirado na elegância do Rio Douro, empreendimento marca a sexta entrega da construtora no município e fortalece expansão para Guabiruba

Infraestrutura

Nova ponte do Rio Perequê está prestes a ser liberada

Estrutura entre Itapema e Porto Belo deve ser inaugurada na próxima semana

Infraestrutura

Praia Central de BC recebe novos refletores de LED

Instalação visa restabelecer iluminação e reforçar segurança noturna

Mais notícias

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/04/2025

Nesta segunda, os astros influenciarão áreas como finanças, relações familiares, rotina e autoconhecimento. Será um dia de ajustes, iniciativas e enfrentamento de conflitos — que poderão surgir em diferentes esferas. Acompanhe abaixo as previsões do […]

animais de estimação, cachorro, Edicase, Pets

6 alimentos de Páscoa tóxicos para animais de estimação

Na Páscoa, nada mais comum que nos entregarmos às delícias culinárias que marcam essa época festiva. No entanto, enquanto humanos desfrutam dos prazeres do chocolate e outros quitutes, nossos queridos animais de estimação podem enfrentar […]