O Sebrae anunciou o lançamento da plataforma “Crédito Consciente” no final de abril, com o objetivo de fornecer suporte aos empresários de pequenos negócios na avaliação da tomada de crédito junto às instituições financeiras. A plataforma faz parte do programa “Acredita” do governo federal, que busca aumentar a consciência e a segurança dos empreendedores ao solicitar empréstimos para promover a conscientização financeira e reduzir o endividamento dos empreendedores.
Crédito Consciente oferece garantia
Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou que o programa Acredita busca combater a pobreza através do empreendedorismo, com uma das ações voltadas para aqueles cadastrados no CAD Único ou no Bolsa Família, garantindo que não perderão a renda original do benefício ao empreender.
“É importante dizer isso, porque o que eu tenho ouvido na minha andança pelo país é que às vezes as pessoas ficam na informalidade, desenvolvem uma atividade econômica, vende uma pipoca e não se formaliza, porque tem receio de perder a renda que é produzida pelo Bolsa Família”, comentou.
A estimativa é de que o fundo gere até R$ 30 bilhões em empréstimos em três anos. O Sebrae pode garantir até 80% do valor do empréstimo.
Fampe
O Fampe (Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa), do Sebrae, está previsto para destinar R$ 2 bilhões para atender cerca de 1 milhão de empreendedores, representando o maior suporte já oferecido pelo órgão na história em crédito assistido. A plataforma Crédito Consciente possibilita garantia de até 80% do valor do empréstimo pelo Sebrae.
Renegociação de dívidas para MEIs
O setor de micro e pequenas empresas reúne 95% dos CNPJs das empresas brasileiras e é responsável por 55% dos empregos formais, mas não têm acesso ao crédito, e apenas 12% têm acesso ao crédito no Brasil, porque não tem garantia.
“O banco exige já, de imediato, aquilo que a gente chama de avalista, uma garantia de um patrimônio, e é justamente o pequeno que carrega a economia do Brasil nas costas e, ao mesmo tempo, não tem acesso ao crédito”, disse o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.
Com a construção desse fundo garantidor, considerado o maior da história do país para esse setor, o Sebrae visa abrir as portas do sistema financeiro para os micro e pequenos negócios, promovendo um acesso mais justo e equitativo ao crédito. Segundo Décio, o “Acredita” será um crédito com garantia, ou seja, o microempreendedor chegará ao banco sem precisar de avalista e oferecer garantia, porque o Sebrae dará essa garantia.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Sebrae
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Em 2024, a MM Conteúdo Criativo registrou um incremento de 22,6% no faturamento; em 2025, a empresa fundada 100% por mulheres quer se posicionar ao lado de gigantes do mercado
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade