keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Lobo-marinho é visto em praia de Florianópolis

Animal foi avaliado por uma equipe técnica

A equipe de campo da Associação R3 Animal avistou um lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) no costão da Praia do Santinho,  em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, 12, durante o monitoramento diário, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal foi avaliado por uma equipe técnica, a qual constatou que o mamífero marinho está com uma condição corpórea boa, ativo e responsivo. Portanto, está apenas descansando nas pedras.

Com o uso de um termógrafo, o médico-veterinário Sandro Sandri avaliou que a temperatura do animal está normal, sem sinais aparentes de patologias. O local foi isolado para preservar a segurança do pinípede.

Pedimos para que as pessoas mantenham distância. Embora lobos-marinhos não sejam animais agressivos, caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender. Evite o contato deles com animais de estimação, pois eles podem transmitir doenças aos lobos-marinhos. Caso cachorros tentem atacar o animal, ajude mantendo-os afastados. Evite tirar fotos com o uso de flash. Nunca forneça alimento ou force o animal a entrar na água, pois ele quer apenas descansar. Colabore com a sensibilização e conscientização da comunidade.

Nesta época do ano é comum que animais desta espécie sejam avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nossas praias em busca de alimento e descanso.

Ao ver um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada na praia, ligue para 0800 642 3341 e, assim que possível, uma equipe do PMP-BS irá até o local.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas