keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Gaeco investiga suspeito de vender ilegalmente terrenos em cemitério no Oeste

A operação "Sepulcrum" tem o objetivo de desarticular um esquema ilegal de vendas de espaços para jazigos

design horizontal 65 Visor Notícias
Foto: MP/ Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou nesta quarta-feira (17) a operação “Sepulcrum”, visando desarticular um esquema ilegal de vendas de concessões de espaços para jazigos no Cemitério Ecumênico de Chapecó. A ação foi realizada com o apoio da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó e contou com a execução de mandados de busca e apreensão pela 1ª Vara Criminal local.

O foco da investigação é um suspeito, que não possui vínculo formal com a administração municipal, mas que supostamente utilizava informações privilegiadas para burlar a gestão municipal do cemitério. Segundo o Ministério Público, o investigado aproveitava-se da vulnerabilidade dos familiares em luto para oferecer, de maneira irregular, espaços para sepultamentos.

Os crimes investigados incluem estelionato, corrupção ativa e passiva, centrados na manipulação da distribuição dos espaços no cemitério, uma prática que afeta diretamente o direito das famílias de sepultar seus entes queridos de forma digna e legal.

A operação foi batizada de “Sepulcrum”, termo latino para “sepulcro”, referindo-se a câmaras mortuárias usadas para o sepultamento de mortos, uma alusão direta à natureza dos crimes investigados.

As autoridades mantêm a investigação sob sigilo para não comprometer o andamento do processo. Espera-se que mais detalhes sejam divulgados à medida que a investigação avança e os autos se tornem públicos.

O GAECO, reconhecido por sua atuação estratégica na prevenção e repressão ao crime organizado em Santa Catarina, é composto por membros do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.

download 3 Visor Notícias

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Aposentado morre em colisão com carreta na BR-116 em SC

O motorista da carreta não sofreu ferimentos

Segurança

Caçador ilegal é flagrado com carcaças e arsenal em SC

Mais de 370 munições também foram apreendidas

Segurança

Criança morre atropelada por ônibus na saída da escola em SC

Quando o socorro chegou, o menino de 11 anos já estava morto

Segurança

Adolescente de 14 anos é apreendida transportando quase 5kg de maconha em SC

A ação fez parte da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras e contou com o apoio do cão K9-Dragon

Mais notícias

Segurança

Aposentado morre em colisão com carreta na BR-116 em SC

O motorista da carreta não sofreu ferimentos

Geral

Semasa alerta para possível falta d’água em Itajaí

Turbidez segue prejudicando a captação e o tratamento do recurso