keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Cães resgatados de canil clandestino em fiscalização do MPSC estão disponíveis para adoção

Cães estão passando por avaliação médica veterinária e estão sendo medicados, castrados, chipados, vacinados e encaminhados para lares temporários

Cachorros Visor Notícias
Foto: Divulgação /MP

Alguns dos 221 cães de diversas “raças” resgatados de um canil clandestino na região rural do bairro Pirabeiraba, em Joinville, já estão disponíveis para adoção. A 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville acompanha, por meio de um inquérito civil, todo o processo de acolhimento desses animais pelos órgãos públicos e novos tutores. 

Na semana passada, o canil foi fechado após uma fiscalização conjunta, liderada pelo MPSC em parceria com a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, a Vigilância Sanitária municipal, o CBEA e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Na oportunidade, duas pessoas foram presas em flagrante. 

A adoção agora é medida para oferecer aos animais resgatados uma vida digna e livre de sofrimento, em um lar onde possam receber afeto e tratamento adequado, resguardando-lhes a devida proteção, defesa e bem-estar.

Após o resgate, os cães estão passando por avaliação médica veterinária e estão sendo medicados, castrados, chipados, vacinados e encaminhados para lares temporários. Com o tratamento recebido, os animais aos poucos estão sendo disponibilizados para adoção responsável. 

A Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz, titular da 21ª Promotoria de Justiça, ressalta que, “além de todo o acompanhamento, estamos juntos nesta campanha de adoção como forma de oportunizar aos animais uma vida digna, com acolhimento responsável e afeto dessas novas famílias”.

Como adotar 

As famílias com interesse em adotar um dos animais resgatados devem registrar o pedido no link https://ouvidoria-form.joinville.sc.gov.br, da Ouvidoria da Prefeitura de Joinville, indicando que a adoção se trata dos cães do suposto canil clandestino. 

A gerente do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), Elisabet de Sousa Mendes, explica que ¿serão priorizadas famílias com casa própria para que não haja risco de abandono durante as mudanças¿. Outro fator será a análise das condições da família para fazer o atendimento veterinário dos cães, pois existem alguns que, devido aos inúmeros problemas (físicos e psicológicos) decorrentes dos maus-tratos, precisarão de tratamento intensivo e constante.

Relembre o caso 

A fiscalização realizada no dia 20 de março e que resultou no resgate de centenas de animais em situação de maus-tratos foi em decorrência de um inquérito civil instaurado para apurar uma denúncia feita à 21ª Promotoria de Justiça narrando que animais de raça estavam sendo submetidos a situação de maus-tratos em uma área de preservação ambiental. Na operação, 221 animais foram resgatados.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Escola de cães-guias em Balneário Camboriú busca por voluntários socializadores

Período de socialização tem a duração de 15 a 18 meses e os socializadores receberão orientações e suporte da Escola Helen Keller

Animal

VÍDEO: Onça-pintada ataca jacaré de forma impressionante no Pantanal

Registro feito por fotógrafo Bertie Gregory viraliza nas redes sociais

Animal

VÍDEO: Cachorro surpreende motoboy após se esconder atrás de carro

O vídeo foi publicado no TikTok por Rafael Santos, que registrou o cão espiando atentamente o rapaz

Animal

Cachorro é resgatado após cair em cachoeira em SC

Corpo de Bombeiros resgatou animal que caiu de uma altura de 30 metros

Animal

Cachorros abandonados estavam ilhados no Oeste

Felizmente, os cinco cães foram resgatados e estão em um lar temporário em Chapecó

Mais notícias

Geral

Mãe busca bebê desaparecido após acidente com barco no RS

Barco virou durante a operação de evacuação, separando a mãe da filha Agnes da Silva Vicente

Segurança

Crianças são resgatadas após inalarem fumaça em incêndio em Itajaí

Fogo consumiu casa de dois andares na manhã desta quarta-feira (08)