Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana em Itajaí, o Município, em parceria com as secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Habitação, em conjunto com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, deu início à elaboração do projeto executivo do Eixo Viário Oeste. A iniciativa busca conectar as rodovias Jorge Lacerda (SC-412) e Antônio Heil (SC-486), estabelecendo uma ligação entre os bairros Espinheiros e Itaipava.
O projeto, que visa não apenas beneficiar a mobilidade local, mas também ter um impacto positivo no setor logístico das empresas na área, está atualmente na fase de formalização do contrato para a elaboração do projeto executivo. Esta etapa abrangerá levantamento topográfico e cadastral, ensaios geotécnicos para caracterização do solo, assim como o licenciamento ambiental, entre outros serviços.
Márcio José Gonçalves, secretário municipal de Obras, destaca a importância de alinhar os projetos de mobilidade urbana com o crescimento significativo de Itajaí nos últimos anos. Ele ressalta que a implementação do Eixo Viário Oeste proporcionará à população uma rota alternativa, evitando congestionamentos na BR-101.
O novo eixo viário abrangerá obras de drenagem, pavimentação asfáltica, ciclovias, calçadas, iluminação e paisagismo, estendendo-se por aproximadamente 9,5 quilômetros, com vias variando entre 25 e 35 metros de largura. O investimento total será de cerca de R$ 700.000,00, com uma contribuição de aproximadamente R$ 600.000,00 por parte do Governo do Estado. A previsão é que o projeto executivo seja concluído em nove meses.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.