keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Peixarias voltam à funcionar após fiscalização em Mercado Público de Florianópolis

Uma segunda auditoria individual será conduzida em cada estabelecimento

Fiscalizacao em peixarias 4 Visor Notícias
Foto: MPSC/Divulgação

Duas peixarias no Mercado Público de Florianópolis retomaram suas atividades na terça-feira (27), após passarem por uma inspeção que resultou na interdição de 14 estabelecimentos. As demais 12 peixarias serão submetidas a uma nova vistoria nesta quarta-feira (28), e, se estiverem em conformidade, poderão ser autorizadas a reabrir. A iniciativa partiu do Ministério Público de Santa Catarina, que identificou diversas irregularidades, como más condições de higiene, uso inadequado de produtos químicos, ausência de identificação das espécies de peixe e até a presença de larvas em um dos locais.

Período da Quaresma foi o escolhido para a operação

A operação, realizada durante o período da Quaresma, contou com a participação de órgãos de fiscalização sanitária, Procon municipal e as polícias Civil, Científica e Militar. O aumento tradicional no consumo de peixes durante essa época motivou a ação. O promotor de Justiça da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, Wilson Paulo Mendonça Neto, explicou que a interdição ocorreu devido às irregularidades no armazenamento dos peixes identificadas durante a fiscalização.

“Infelizmente a fiscalização avançou no sentido de interditar todos os locais de venda de pescado no Mercado Público, visto que em todos esses locais foram encontradas irregularidades. Para alguns, a situação é mais fácil de regularizar, por isso, ainda hoje é possível que os estabelecimentos possam reabrir as portas. Entretanto, existem casos graves, onde foram encontradas péssimas condições de higiene, locais com presença de larvas, uso irregular de produtos químicos, propaganda enganosa, com a venda de um pescado como se fosse outro, para citar algumas”, destacou Mendonça Neto em comunicado do Ministério Público sobre a operação.

Nova vistoria individual será conduzida

Uma segunda auditoria individual será conduzida em cada estabelecimento afetado, e os responsáveis deverão adequar suas operações às exigências da fiscalização para retomar suas atividades. A Promotoria de Justiça ainda está avaliando as medidas futuras a serem adotadas no caso. Roni Barbosa, responsável técnico das peixarias, ressaltou que as inspeções jurídico-sanitárias são rotineiras e ocorrem semanalmente pela equipe de fiscalização da prefeitura. Ele mencionou que ainda não foi apresentado o laudo com as alegadas irregularidades, mas afirmou que as peixarias estão prontas para realizar as adaptações necessárias, com a expectativa de reabrir já nesta quarta-feira.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Dois pilotos morrem em acidente com 11 motos em corrida

Prova ocorreu nesta segunda-feira (5) e outro piloto ficou em estado grave

Segurança

Governo de SC anuncia reajuste salarial e reforço na Polícia Militar

Novas medidas incluem salário-base maior, criação de cargos e reestruturação da carreira para valorizar militares e ampliar efetivo

Segurança

Idoso morre após bater moto contra carro no Norte de SC

Motociclista de 77 anos não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao hospital

Segurança

Adolescente é apreendida com 13 mil porções de cocaína

Jovem de 17 anos foi flagrada em casa usada para tráfico; namorado, dono do imóvel, fugiu da polícia

Segurança

Homem é preso após invadir loja de sargento da PM em SC

Crime aconteceu na madrugada de domingo (4)

Mais notícias

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Segurança

Dois pilotos morrem em acidente com 11 motos em corrida

Prova ocorreu nesta segunda-feira (5) e outro piloto ficou em estado grave