Nesta segunda-feira (22), os pilotos de um voo que partiu do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em Natal, São Gonçalo do Amarante (RN), enfrentaram uma situação de emergência, resultando em um desvio de rota cerca de 25 minutos após a decolagem.
O áudio disponibilizado permite acompanhar o momento em que um dos pilotos comunica “Mayday, Mayday, Mayday” ao controle de tráfego aéreo:
Conforme revelado nas mensagens do áudio, o voo em questão foi o AD-4001 da Azul Linhas Aéreas, operado por um Airbus A320neo. A decolagem ocorreu no Aeroporto de Natal às 02h35, com destino ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, Confins (MG).
De acordo com informações de plataformas online de rastreamento de voos, a aeronave estava a pouco mais de 36 mil pés (11 km) de altitude quando os pilotos iniciaram a descida de emergência, comunicando ao controlador: “Mayday, Mayday, Mayday, Azul quatro zero zero um, descida rápida para o nível cem”.
Embora a natureza exata do problema não tenha sido oficialmente confirmada, a necessidade de descer imediatamente para o nível de voo 100 indica possíveis problemas relacionados à pressurização da aeronave, uma vez que essa altitude proporciona condições adequadas de pressão para respiração sem o uso de máscaras de oxigênio.
A chamada “Mayday, Mayday, Mayday” é um código internacional de perigo, conforme definido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Quando anunciada três vezes consecutivas, indica perigo grave e iminente, exigindo assistência imediata.
Após a comunicação do piloto, a resposta do controlador de tráfego aéreo não foi registrada no áudio. No entanto, posteriormente, o piloto confirmou que a descida direta para o nível de voo 100 foi autorizada pelo controlador.
Após aproximadamente 45 minutos desde o início da descida, o Airbus A320neo pousou em segurança em Natal às 03h46.
Em resposta ao contato da AEROIN, a Azul Linhas Aéreas informou que o voo AD4001 retornou ao aeroporto de origem devido a problemas técnicos identificados após a decolagem. O pouso ocorreu com segurança, e os passageiros desembarcaram normalmente. A empresa assegura que os clientes estão recebendo toda assistência necessária, conforme previsto pela ANAC, e serão reacomodados em outros voos. A Azul lamenta eventuais inconvenientes e enfatiza que ações como essa são essenciais para garantir a segurança de suas operações.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade