O que deveria ser um momento de lazer se tornou um episódio de apreensão na Austrália, quando um parasita foi avistado na piscina. O vídeo do incidente foi compartilhado nas redes sociais, rapidamente se tornando viral e chamando a atenção de especialistas, que alertaram sobre os potenciais riscos envolvidos.
Segundo informações do R7, a família apelidou o animal de “criatura dos pesadelos”. Ele foi avistado na piscina da residência e assemelha-se a uma minhoca fina e escura. Inicialmente, os moradores pensaram tratar-se de uma cobra.
“Alguém sabe o que é isso? É mesmo uma cobra? [Estava] na nossa piscina”, afirmou um dos familiares em um post feito em um grupo do Facebook criado para identificar répteis.
O TikTok se tornou palco de discussões, e um professor de Ciências Naturais da Universidade de Sydney esclareceu que a criatura misteriosa era um verme-crina-de-cavalo (Nematomorpha). Após identificar o animal, o especialista ainda emitiu um alerta: “É melhor manter distância deles!”, afirmou.
Como os parasitas agem?
Vermes semelhantes a fios que vivem nas entranhas de certos insetos fazem seus hospedeiros pularem na água e se afogarem.
As larvas infestam artrópodes, como grilos e besouros, e crescem por vários meses dentro de seus hospedeiros terrestres, mas devem retornar à água para acasalar e botar ovos. Para fazer isso, os vermes manipulam o comportamento de um hospedeiro, obrigando-o a procurar água e mergulhar. Os parasitas podem então se esquivar do traseiro do hospedeiro e nadar para longe.
Segundo estudos científicos, casos de vermes do tipo que infectam humanos são raros e, geralmente, eles causam fortes crises de vômito e seus restos aparecem nas fezes das vítimas.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.