keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Mortes relacionadas com calor extremo vão aumentar em 5 vezes até 2050

Especialistas alertam que a saúde da humanidade está em grave perigo

heat 7355046 1280 Visor Notícias
Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo publicado na revista The Lancet, conduzido por mais de 100 especialistas de 52 instituições globais, emite um alerta preocupante: as mortes relacionadas ao calor extremo podem aumentar dramaticamente, chegando a quase quintuplicar até 2050, caso as temperaturas médias globais subam 2ºC em comparação ao período pré-industrial.

Este cenário alarmante foi detalhado no relatório que monitora os impactos das mudanças climáticas na saúde humana. Segundo Marina Romanello, diretora executiva do estudo, os dados atuais já apontam para um aumento considerável de dias com temperaturas elevadas, com média de 86 dias anuais ameaçadores à saúde entre 2018 e 2022. Romanello critica o ritmo e a escala das atuais medidas de mitigação climática como insuficientes e alerta para as consequências desastrosas na saúde e segurança das populações.

E nesse contexto, os idosos surgem como o grupo mais vulnerável ao aumento das temperaturas, com um incremento de 85% nas mortes atribuídas a este fator na última década. Além disso, o relatório ressalta que o calor é apenas um dos vários elementos climáticos que influenciam negativamente a mortalidade global.

O agravamento das ondas de calor poderá colocar cerca de 525 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar até 2050, exacerbando o risco de desnutrição. Doenças infecciosas veiculadas por vetores como mosquitos também estão previstas para se expandir, com um aumento estimado de 36% na transmissão da dengue.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, referiu-se ao relatório como um sinal de que a humanidade caminha para um “futuro intolerável” se ações imediatas e mais eficazes não forem tomadas para combater as mudanças climáticas.

A divulgação do estudo busca mobilizar a comunidade internacional, líderes políticos e o público em geral para a necessidade urgente de enfrentar a crise climática, enfatizando a importância de políticas de saúde pública robustas que possam lidar com as realidades de um planeta mais quente.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Tremor de terra assusta moradores de cidade do RS

O Corpo de Bombeiros registrou mais de cem ligações nesta madrugada de segunda-feira (13)

Tempo

Defesa Civil emite alerta para temporais e baixas temperaturas em SC

Entre esta segunda e quarta-feira, há previsão de ressaca em todo o litoral

Tempo

Clima de outono deve chegar ao Litoral Norte

Semana será marcada por chuva e frio

Tempo

Forte massa de ar frio avança para o Sul do Brasil e vai atingir áreas de enchente no RS

Essa será a primeira incursão de frio intenso do ano na região Sul do Brasil

Tempo

Previsão de temporais em Santa Catarina com chegada de frente fria neste domingo

Risco de ocorrências como problemas na rede elétrica, alagamentos e enxurradas é moderado a alto

Mais notícias

Segurança

Polícia Federal realiza buscas em investigação de homicídio de indígena em SC

A Polícia realizou dois mandados de busca em imóveis na zona rural de Doutor Pedrinho, como parte das investigações do homicídio de Ariel Paliano que aconteceu no dia 26 de abril

Utilidade Pública

Polícia Federal libera acesso a imagens de satélite para auxiliar no combate a desastres no RS

Todos os municípios gaúchos têm o direito de solicitar acesso às imagens, com prioridade para aqueles que decretaram estado de calamidade