keyboard_backspace

Página Inicial

Colunas e Blogs

Lentidão judicial após desastre de Mariana prescreve crimes

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

antonio cruz 070120jc trabalhos das equipes do corpo de bombeiros em mariana mg apos rompimento de barragem 071120150045313 0 Visor Notícias
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Lentidão

Oito anos após a tragédia causada pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), os processos na Justiça se arrastam. Dois crimes já até prescreveram pela demora na tramitação: destruição de plantas de logradouros públicos e propriedades privadas e destruição de florestas ou vegetação protetora de mangues. A denúncia, de 2016,  acusou 21 pessoas físicas por crime de homicídio qualificado com dolo eventual pela morte de 19 pessoas que foram soterradas e carregadas pela lama que desceu da barragem da Samarco – empresa controlada pelas mineradoras Vale e BHP Billiton. O então presidente da mineradora, Ricardo Vescovi de Aragão, prestará depoimento à Justiça Federal amanhã. Se um dia a denúncia do Ministério Público Federal for recebida, os acusados podem ir a júri popular e serem condenados a até 54 anos de prisão, entre outras penalidades.

Crédito extra

Em meio ao contingenciamento de recursos para áreas como saúde e educação, o Governo brasileiro banca contas de organismos internacionais. Foram quase R$ 90 milhões – em crédito extra aberto no orçamento deste ano – para contribuições ao Instituto Social do Mercosul,  Fundo Internacional de Combate à Fome, entre outros.

07 11 23 Visor Notícias

Cartas

Todo-poderoso ministro do governo Lula e cotado para o STF, Flávio Dino segue dando as cartas na política do seu Estado (Maranhão). Emplacou o aliado, deputado federal Duarte Júnior, como pré-candidato a prefeito da capital maranhense para as eleições de 2024. Dino agora costura o apoio de outros partidos para formar uma frente ampla em torno da candidatura de Duarte.

No páreo

Nem Flávio Dino (Justiça), nem Bruno Dantas (TCU) e nem Jorge Messias (AGU). Quem tem acompanhado de perto a articulação da indicação à vaga no Supremo Tribunal Federal diz que o presidente Lula da Silva não descarta indicar uma magistrada negra. E o nome da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, Adenir Alves da Silva Carruesco, voltou a ser mencionado em conversas reservadas no Planalto.

Som da liberdade

O fato de o filme Som da Liberdade ter sido divulgado primeiramente pelos bolsonaristas o tornou alvo de críticas partidárias e ideológicas. O filme – baseado em uma operação do FBI – narra uma história real de resgate de crianças hondurenhas traficadas para outros países e é dirigido por ninguém menos que Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel.

Verba

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, já tem gabinete com staff e despacha no  3º andar do Palácio do Planalto, a pouco metros do gabinete do presidente Lula da Silva. O recado que está dando agora para os ministros palacianos é que ela quer verba, pois os seus eventos, atualmente, são patrocinados pela Secom ou pelo Banco do Brasil.

Leandro Mazzini
Com Walmor Parente, Carol Purificação e Tom Camilo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Colunas e Blogs

Vinhos portugueses com 80% de desconto no Fort Atacadista

Promoção vale até domingo (13) em todas as lojas de Santa Catarina e no site Delivery Fort

Colunas e Blogs

Fort Atacadista se prepara para a Páscoa 2025 com lojas decoradas e facilidades para os clientes

Rede conta com diversas opções, como chocolates, vinhos, espumantes e pescados a preços acessíveis e parcelamento em até 10 vezes sem juros no Vuon Card

Colunas e Blogs

Desafios estruturais e políticos ameaçam COP-30 em Belém

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias

Segurança

Fundador de condomínio aeronáutico Costa Esmeralda morre em queda de girocóptero

Piloto Flavius Neves e aluno morreram na praia de Areias Alvas, no Rio Grande do Norte

Geral

Laudo confirma causas da morte do Papa Francisco

Nos últimos meses, Francisco enfrentava um agravamento de sua saúde, principalmente por complicações respiratórias