keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Museu do Louvre é fechado após ameaça de bomba

Cerca de 15 mil visitantes foram evacuados após instituição receber ameaça por escrito

Museu Visor Notícias
Foto: Divulgação/Museu Louvre

Em um cenário já conturbado pelas tensões entre Israel e o Hamas, além das desavenças entre Ucrânia e Rússia, Paris enfrentou um momento de alerta máximo neste sábado (14). O renomado Museu do Louvre foi evacuado às pressas devido a uma ameaça de ataque terrorista.

Segundo informações da imprensa local, a decisão de evacuar surgiu após a instituição receber uma mensagem escrita alertando sobre a presença de uma bomba. Esta ameaça levou à rápida evacuação de aproximadamente 15 mil visitantes. Em comunicado divulgado em suas redes sociais, o museu informou: “Por questões de segurança, o museu do Louvre fecha suas portas hoje, sábado, 14 de outubro. As pessoas que marcaram uma visita hoje serão reembolsadas”.

Famoso mundialmente, o Museu do Louvre é a casa de obras-primas inestimáveis e atraiu, somente em 2022, quase 8 milhões de turistas, consolidando-se como um dos destinos mais visitados em todo o mundo.

No mesmo dia da ameaça, a presidência francesa declarou que intensificará sua presença militar no território, deslocando até 7.000 soldados da operação Sentinelle até a próxima segunda-feira (16). Esta medida visa a aumentar a segurança, dada a sequência de ataques jihadistas no país desde 2012, que somam 272 mortes e cerca de 1.200 feridos, com ênfase nos anos de 2015 e 2016.

Esta evacuação surge em um contexto já delicado, uma vez que, na sexta-feira (13), o país ficou em choque com o assassinato de um professor por um aluno checheno, caso que está sendo investigado como um possível ataque terrorista islâmico. A polícia deteve outras oito pessoas relacionadas ao incidente, incluindo familiares e conhecidos do acusado.

Em um cenário mais amplo, o acirramento do conflito entre Israel e Palestina preocupa especialistas brasileiros. Lia Valls, economista e especialista em comércio exterior, mencionou em entrevista que o Brasil pode ser indiretamente afetado, pois as mudanças geopolíticas e possíveis sanções na região podem comprometer as exportações do país.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Estudo diz que Oceano Atlântico vai desaparecer e formar um “supercontinente”

Formado há 150 milhões de anos pela separação dos continentes África e Europa, o Atlântico está destinado a fechar novamente

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mais notícias

Segurança

Alagamento interdita faixa da BR-101 e causa congestionamento no Sul de SC

Concessionária está monitorando a situação e a previsão é de que a faixa seja liberada assim que o nível da água diminuir

Geral

Chuva forte deixa comunidades ilhadas no Sul de SC após rompimento de cabeceira de ponte

Secretaria de Educação de Praia Grande suspendeu as aulas na rede municipal nesta segunda-feira (13)