keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Tecnologias inovadoras criadas em SC serão testadas na General Motors nos EUA

Se bem-sucedidas, essas tecnologias poderão se tornar o padrão global para a montadora

laser 2819138 1280 Visor Notícias
Foto: Pixabay /Divulgação

Duas tecnologias inovadoras de inspeção de qualidade desenvolvidas no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura de Joinville, em Santa Catarina, estão prestes a ser testadas nas fábricas da General Motors nos Estados Unidos. Se bem-sucedidas, essas tecnologias poderão se tornar o padrão global para a montadora.

O Smart Die System e o Spark Eyes Systems são as duas inovações que irão submeter-se aos testes. O primeiro, focado em estamparia, aumentou a produção de 12 para 20 peças por minuto. O segundo verifica todos os pontos de solda em tempo real.

Carlos Sakuramoto, gerente de Tecnologia e Inovação, destaca que os sistemas possibilitam verificações em todas as peças, substituindo a prática anterior de análise por amostragem.

Além de ampla abrangência de inspeção, os dispositivos oferecem maior efetividade do que a verificação manual, segundo o engenheiro. Ele aponta que um automóvel tem cerca de 4 mil pontos de solda.

O desenvolvimento dessas tecnologias segue um fluxo que começa com a identificação de pontos de melhoria nos processos produtivos. Isso é seguido pela seleção de parceiros e pela elaboração de propostas.

Após testes em condições reais e aprovações subsequentes, as tecnologias são patenteadas. Em seguida, são licenciadas para produção por terceiros.

A etapa final é a validação nos Estados Unidos, sede da General Motors. Esse licenciamento oferece exclusividade à montadora durante um período definido, depois do qual a tecnologia pode ser comercializada livremente.

O Instituto SENAI em Joinville tem outro projeto a caminho da implementação global: o robô Snake.

De acordo com a montadora, o Snake será o primeiro robô do mundo a ser comercializado por metro linear e grau de liberdade. O robô utiliza princípios de biomimetismo e simula o movimento de um braço humano.

Os engenheiros da GM comentam que o Snake foi escolhido após uma extensa busca por soluções em outros institutos de pesquisa.

Como o nome sugere, o robô se move de forma semelhante a uma cobra, permitindo maior versatilidade em ambientes desafiadores.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Segurança

Motorista morre em grave acidente entre caminhonete e caminhão com carga de whey na BR-376

Às 8h53, a faixa direita e o acostamento seguiam interditados por conta do acidente

Animal

Governo de Santa Catarina realiza fórum contra crueldade animal e divulga edital do programa Pet Levado a Sério

Evento em Florianópolis discute políticas públicas e amplia ações de proteção animal