keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Aprovado o projeto que institui o Plano de Gestão da Orla de Itapema

De autoria do Poder Executivo, o Projeto finalmente foi votado na Sessão Ordinária do último dia 05/11.

58935b0ee9855f42dc739f560d387930 Visor Notícias

Depois de passar por Audiências Públicas, reuniões nas Comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Itapema, pedido de vista assinado por parlamentar, o Projeto de Lei N° 110/2018, de autoria do Poder Executivo, finalmente foi votado na Sessão Ordinária do último dia 05/11.

Remanescente de 2019, o PL vem conceder a bares e restaurantes localizados na orla de Itapema, o direito a ocuparem espaços ociosos no calçadão – mediante outorga, ou seja, pagamento pelo uso do espaço – com a colocação de mesas e cadeiras e, por fim, o atendimento ao consumidor nesses locais.

 Tramitação

O PL foi tema de Audiências Pública itinerante na Câmara de Itapema, e gerou debates durante todo o ano de 2018, tanto que na última Sessão Ordinária do ano passado ele entrou em vista, após pedido dos vereadores Zulma Souza (DEM) e Nei da Van (PSDB).

Com a volta das Sessões Legislativas em fevereiro deste ano, o projeto seguiu seu trâmite Legislativo, indo para votação em plenário no dia 12/02, quando recebeu um segundo pedido de vistas, solicitado pelo vereador Yagan Dadam (PL).

Aprovação unânime

Após todo o trâmite, o PL foi para votação com duas emendas de autoria do vereador Yagan. Aprovado por unanimidade, o Projeto agora aguarda a sanção ou veto do Executivo. Se sancionado, vai instituir as seguintes normas sobre a gestão do uso da orla:

– Institui normas e procedimentos para a permissão da utilização a título precário, de áreas de domínio da União, de natureza recreativa, esportiva, cultural, religiosa e educacional, mediante outorga de Permissão de Uso, fixa parâmetros para o cálculo do valor da contrapartida, critérios para controle do uso e sanções administrativas oriundas de infrações as disposições desta Lei.

– Os comerciantes poderão usar os espaços ociosos do calçadão da orla de Itapema, caso solicitado pelo consumidor, ficando proibido de deixar mesas e cadeiras nesses locais sem que haja consumidor utilizando.

– A permissão de uso deverá ser requerida no período entre seis meses e cinco dias anteriores à disponibilização da área, perante o Município de Itapema;

– Caso seja constatada a utilização de área de domínio da União fora do prazo estabelecido no termo da Permissão de Uso, o permissionário será imediatamente notificado, para recolher o devido valor do preço público.

– Os espaços objeto das permissões de que trata esta Lei são de uso indistinto, não podendo os permissionários impedirem o acesso público ou efetuarem cobrança de qualquer título.

– As mesas e cadeiras deverão ser de madeira, para manter a harmonia com o ambiente e não poderão conter publicidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Itajaí encerra temporada de cruzeiros com movimentação de R$ 121 milhões

Cidade recebeu 40 navios e quase 160 mil turistas entre dezembro de 2024 e abril de 2025

Turismo

Balneário Camboriú mantém categoria máxima no turismo nacional

Cidade é reconhecida como “município turístico” pelo Ministério do Turismo

Turismo

Costa Cruzeiros oferece desconto de 50% em viagens na América do Sul

Promoção antecipada para o Mês das Mães vale até 11 de maio e inclui roteiros da temporada 2025/2026

Turismo

Aeroporto de Navegantes deve receber cerca de 26 mil passageiros durante o feriado prolongado

Estão programadas 194 operações de pouso e decolagem no período que engloba os feriados da Sexta-feira Santa e de Tiradentes

Turismo

Prefeitura de Porto Belo apresenta projeto de ampliação do píer municipal a operadoras de cruzeiro em SP

A proposta tem como objetivo viabilizar o alfandegamento do local já para a temporada 2025/2026, que prevê 30 escalas confirmadas

Mais notícias

Segurança

Pé de maconha com mais de 2 metros de altura é apreendido perto de creche

Ação ocorreu no bairro Bom Jesus, em Curitibanos, na tarde desta terça-feira (15)

Segurança

Buscas por empresário mineiro são suspensas em Balneário Camboriú

Buscas do Corpo de Bombeiros foram encerradas por falta de pistas concretas