A mais recente rede social do Instagram, “Threads”, atingiu a marca impressionante de 10 milhões de usuários apenas sete horas após seu lançamento na noite de quarta-feira (5). A confirmação veio do próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.
Modelado como um microblog, Threads é visto como um concorrente direto do Twitter. Os usuários do Instagram podem acessar a nova plataforma usando as mesmas credenciais.
Durante a estreia, Zuckerberg passou a noite no Threads, interagindo com os usuários e compartilhando atualizações sobre os números da plataforma. Ele também abordou sugestões apresentadas pelos usuários.
“Acredito que deve haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão de pessoas”, escreveu Zuckerberg, respondendo a um usuário que questionava se Threads poderia superar o Twitter. “O Twitter teve a chance de fazer isso, mas não conseguiu. Espero que nós consigamos”.
Atualmente, o Twitter possui cerca de 200 milhões de usuários ativos. A plataforma, que foi comprada pelo magnata Elon Musk em 2022, tem 17 anos de existência.
Threads foi lançado em mais de 100 países e está disponível para dispositivos iOS e Android.
Threads é descrita como um espaço para “atualizações em tempo real e conversas públicas”, com uma semelhança marcante com o Twitter, Bluesky e Mastodon. Os posts podem conter até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Os usuários podem curtir, comentar e compartilhar posts de outros usuários.
Um aspecto em que Threads se difere do Twitter é a ausência de uma seção de trending topics, que destaca os assuntos mais comentados na plataforma. No entanto, Threads anunciou que este recurso será implementado no futuro.
Os usuários do Threads têm controle sobre quem pode responder aos seus posts – todos, apenas aqueles que seguem ou apenas as contas mencionadas. A plataforma também possui recursos de segurança, como o filtro que oculta termos específicos nos comentários. Se um usuário foi bloqueado no Instagram, ele também será bloqueado no Threads.
Originalmente, Threads deveria ser lançado na quinta-feira (6), às 11h, mas o Instagram decidiu antecipar o lançamento para a quarta-feira (5), às 20h.
O lançamento de Threads ocorre após mudanças recentes no Twitter. No sábado (1º), Elon Musk anunciou que a plataforma teria um limite temporário para a leitura de posts. Com a mudança, usuários não verificados podem ler, no máximo, 1.000 tweets por dia.
Usuários que desejam ler até 10.000 posts por dia, o maior limite estabelecido pela empresa, devem ter contas verificadas ou assinar o Twitter Blue, a versão paga da rede social que custa R$ 42 por mês.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.