keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina tem menor índice do Brasil de jovens que não estudam nem trabalham

O estado tem apenas 10,6% de sua população jovem desocupada, muito abaixo da média nacional de 20%

Imagem mostra jovem escrevendo em papel
Imagem Ilustrativa/Pixabay


Santa Catarina destaca-se com a menor taxa de jovens “nem-nem” – que não estudam nem trabalham – do Brasil. Com uma redução de 38 mil integrantes dessa categoria entre 2019 e 2022, o estado tem apenas 10,6% de sua população jovem nessa situação, muito abaixo da média nacional de 20%.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) – Educação, 2022, analisados pelo Observatório FIESC, revelam que dos 1,68 milhões de jovens catarinenses, 178 mil fazem parte da geração “nem-nem”. Comparativamente, 377 mil trabalham e estudam, 819 mil apenas trabalham, e 304 mil somente estudam.

Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, atribui essa diminuição à evolução socioeconômica de Santa Catarina, e ao papel significativo da FIESC em oferecer oportunidades de qualificação. No entanto, ainda existem desafios para a inserção total dessa faixa etária no mercado de trabalho.

Dados do Caged indicam um aumento na empregabilidade dos jovens catarinenses, com a criação de 6,6 mil empregos formais para indivíduos entre 17 e 24 anos no último ano. Mais da metade dessas vagas foram ocupadas por jovens de 18 a 24 anos.

Instituições como o SENAI e SESI em Santa Catarina trabalham para minimizar ainda mais o número de jovens “nem-nem” ao oferecer cursos de aprendizagem, técnicos, e graduação tecnológica. Em 2022, mais de 175 mil alunos buscaram qualificação, sendo 53,45% na faixa etária de 15 a 29 anos.

Um dos casos de sucesso é Laiza Favero, ex-aluna do Senai, que começou como aprendiz na empresa Ogochi, em São Carlos, e foi efetivada como cronometrista.

Fabrizio Machado, diretor regional do SENAI/SC, sublinha a importância da educação para a melhoria das oportunidades de trabalho. Machado salienta o papel crucial do suporte educacional durante o processo de qualificação, incentivando o empreendedorismo e preparando os jovens para várias áreas de atuação.

Ainda que os dados mostrem uma evolução positiva, há um caminho a percorrer para que todos os jovens catarinenses sejam ativamente inseridos no mercado de trabalho ou na educação. As ações da FIESC, SENAI, SESI e outras instituições serão fundamentais para este avanço contínuo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Portos de SC registram crescimento no primeiro trimestre de 2024

Terminais tiveram crescimento acima da média nacional nos três primeiros meses do ano

Economia

Empreendedores do RS terão prioridade no crédito com aval do Sebrae

A medida visa auxiliar cerca de 700 mil pequenos negócios que sofreram impactos diretos das chuvas devastadoras no estado

Economia

Com Florianópolis de volta, SC tem 5 cidades com nota máxima em mapa do turismo

SC tem 121 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, considerando as que receberam outras quatro classificações

Economia

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões de valores a receber

Banco Central já devolveu R$ 6,54 bilhões em recursos esquecidos

Economia

Mitsubishi Electric escolhe cidade do Vale do Itajaí para a primeira filial fora de SP

A nova unidade, que inclui um escritório e showroom, será inaugurada na próxima semana

Mais notícias

Saúde

Porto Belo irá disponibilizar transporte até Florianópolis para doação de sangue ao RS

O Hemosc já enviou mais de 800 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul

Segurança

Polícia Federal realiza buscas em investigação de homicídio de indígena em SC

A Polícia realizou dois mandados de busca em imóveis na zona rural de Doutor Pedrinho, como parte das investigações do homicídio de Ariel Paliano que aconteceu no dia 26 de abril