keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina lidera ranking de crescimento econômico no Brasil

Com um crescimento de 2,9% em relação a março, o estado se destacou nacionalmente no mês de abril

Imagem mostra trabalhadores de indústria de frangos
Imagem Ilustrativa – Créditos: Plínio Bordin/FIESC /Reprodução

Em meio às incertezas do mercado, Santa Catarina registrou o maior crescimento econômico do Brasil no mês de abril, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBCR-SC). Com um crescimento de 2,9% em relação a março, o estado se destacou em um cenário onde a média nacional ficou em 0,6%. As informações são de Estela Benetti em coluna para o NSC Total.

Esse indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é monitorado de perto pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

A Federação constatou um crescimento significativo na indústria e na agropecuária durante o mês, contribuindo para o alto desempenho de Santa Catarina. O IBCR prioriza a oferta e dá ênfase aos dados econômicos mensais do IBGE.

Dentre os setores em ascensão, a indústria demonstrou crescimento de 1,1% em abril em comparação a março. A indústria de borracha e plástico liderou este avanço com uma alta de 6,8%.

Além disso, as indústrias de alimentos, máquinas, equipamentos e veículos também apresentaram progressos notáveis durante o mês.

O setor alimentício foi outro destaque, crescendo 2,4% em relação ao mês anterior. O Observatório assinalou um avanço no abate de aves e suínos, assim como nas safras de grãos como soja, milho, arroz, feijão, aveia e trigo.

Apesar de alguns setores terem apresentado resultados negativos em abril, como comércio e serviços, a queda não foi significativa o suficiente para afetar o IBCR.

Por outro lado, a produção industrial catarinense tem ganhado destaque por sua contribuição significativa para a economia brasileira, situando Santa Catarina na liderança do crescimento da atividade econômica em abril.

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, destacou a importância da diversidade produtiva catarinense para a manutenção do crescimento econômico, assim como a qualidade dos produtos, a competitividade industrial e a forte integração internacional.

Santa Catarina tem sido capaz de liderar regularmente o crescimento da atividade econômica entre seus pares no país, graças à sua economia diversificada e dinâmica. Espera-se que o ritmo da economia do estado acelere no segundo semestre.

Apesar de ainda tímida, a queda da inflação e a esperada redução dos juros devem impulsionar os resultados semestrais. No entanto, a inadimplência do consumidor é uma preocupação, pois tem avançado com a inflação e a alta taxa Selic.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total/Estela Benetti

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Portos de SC registram crescimento no primeiro trimestre de 2024

Terminais tiveram crescimento acima da média nacional nos três primeiros meses do ano

Economia

Empreendedores do RS terão prioridade no crédito com aval do Sebrae

A medida visa auxiliar cerca de 700 mil pequenos negócios que sofreram impactos diretos das chuvas devastadoras no estado

Economia

Com Florianópolis de volta, SC tem 5 cidades com nota máxima em mapa do turismo

SC tem 121 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, considerando as que receberam outras quatro classificações

Economia

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões de valores a receber

Banco Central já devolveu R$ 6,54 bilhões em recursos esquecidos

Economia

Mitsubishi Electric escolhe cidade do Vale do Itajaí para a primeira filial fora de SP

A nova unidade, que inclui um escritório e showroom, será inaugurada na próxima semana

Mais notícias

Segurança

Alagamento interdita faixa da BR-101 e causa congestionamento no Sul de SC

Concessionária está monitorando a situação e a previsão é de que a faixa seja liberada assim que o nível da água diminuir

Geral

Chuva forte deixa comunidades ilhadas no Sul de SC após rompimento de cabeceira de ponte

Secretaria de Educação de Praia Grande suspendeu as aulas na rede municipal nesta segunda-feira (13)