Operação da Polícia Federal fiscaliza formação de vigilantes em Santa Catarina
Cerca de 300 agentes federais foram mobilizados para a ação em território nacional, que se concentrou na verificação da regularidade dos cursos oferecidos
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação “Formação Legal II”, com foco em escolas de formação de vigilantes por todo o Brasil. Santa Catarina foi uma das regiões alvo da ação, onde foram vistoriadas três instituições na Grande Florianópolis.
Conforme informado pela PF, a operação se estendeu por 259 escolas de formação de vigilantes, abrangendo 87% das empresas do setor no país. Cerca de 300 agentes federais foram mobilizados para a ação, que se concentrou na verificação da regularidade dos cursos oferecidos.
As escolas inspecionadas passaram por uma avaliação criteriosa quanto à aderência à grade curricular exigida, a carga horária dos cursos, o controle de frequência dos alunos e o número máximo permitido de estudantes por sala de aula. Além disso, a operação também fiscalizou a regularidade dos instrutores e a aplicação de provas.
Na Grande Florianópolis, as cidades de São José e Palhoça abrigaram as escolas fiscalizadas. As irregularidades encontradas durante a ação podem acarretar penalidades para as empresas, que vão desde advertências e multas até o cancelamento de sua autorização de funcionamento, após devido processo administrativo.
A “Operação Formação Legal II” tem como principal objetivo melhorar a qualidade da formação dos vigilantes e evitar desvios de conduta. Além disso, a ação visa fortalecer o segmento de segurança privada, que complementa a segurança pública, desempenhando um papel crucial na proteção da vida e do patrimônio, e contribuindo para o bem-estar da população.
A Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada – DICOF/CGCSP/DIREX/PF coordenou a operação em nível nacional. As Delegacias de Controle de Segurança Privada – DELESPs e as Delegacias Descentralizadas de todo o país foram responsáveis pela execução.
Em Santa Catarina, as vistorias realizadas nas escolas de formação de vigilantes são um reflexo do compromisso da PF em garantir a conformidade das instituições com os padrões estabelecidos, elevando o nível de segurança em todo o estado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade