Nesta quarta-feira (22), equipes da Defesa Civil vão realizar buscas no trecho interditado da rodovia Rio-Santos, na altura da Praia Preta, em Juquehy, onde há carros soterrados em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo.
Segundo o tenente-coronel Hengel Ricardo, responsável pelas operações na região, a equipe de busca tem a preocupação de encontrar possíveis vítimas que ainda possam estar no local. A região foi atingida por uma forte enchente que resultou em 48 mortes e 57 desaparecidos, de acordo com o balanço atual da Defesa Civil.
Os trabalhos de busca acontecem principalmente em bairros da costa sul de São Sebastião, como a Vila do Sahy, onde foram encontradas a maioria das vítimas, e Juquehy.
O tenente-coronel destaca que são dois pontos primordiais: Vila do Sahy, onde cerca de 50 casas foram soterradas, e o bairro Pantanal, em Juquehy, onde uma família, composta por um casal e uma criança, está soterrada.
No entanto, o trabalho de busca precisa ser manual e bastante cirúrgico, uma vez que a utilização de maquinário pesado pode ser agressiva e prejudicar as buscas.
Os deslizamentos de terra e as enchentes ocorridas no litoral norte paulista destruíram várias casas, bloquearam vias e deixaram milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas.
O governo do estado decretou estado de calamidade pública nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, a fim de viabilizar recursos para atender as demandas das vítimas e restabelecer a infraestrutura afetada.
As operações de busca e resgate, que envolvem equipes da Defesa Civil, bombeiros e voluntários, continuam em andamento.
Resgate
Centenas de bombeiros, agentes da Defesa Civil e moradores estão empenhados nas buscas por vítimas em áreas atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Helicópteros da PM encontraram dificuldades e ficaram impedidos de voar em alguns momentos devido ao mau tempo. O Exército também está prestando auxílio, com o envio de aeronaves para apoio aos trabalhos e mais de 600 pessoas estão envolvidas na operação.
A tempestade causou diversas mortes e desaparecimentos na região, como no caso de uma menina de sete anos que morreu soterrada após a sua casa ser destruída por uma pedra de duas toneladas, em Ubatuba. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu após a sua casa ser atingida por uma árvore. Por outro lado, uma criança de dois anos foi resgatada com vida após ficar horas sob escombros, e uma mulher em trabalho de parto isolada foi encontrada e levada a um hospital, com mãe e bebê passando bem.
Os bairros mais afetados pelas chuvas são Vila do Sahy e Juquehy, em São Sebastião, onde os trabalhos estão concentrados. Em Juquehy, um novo deslizamento de terra ocorreu na madrugada de terça-feira, mas sem o registro de novas vítimas.
Clique aqui para entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, você deve adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos ou clicar em “OK” no aviso que diz “você foi adicionado por uma pessoa que não está na sua lista de contatos”.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.