keyboard_backspace

Página Inicial

Eleições

Lula é eleito presidente com 50,82% do votos

Candidato do PT, derrotou Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições

Lula
Foto: Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito presidente da República neste domingo (30). Lula será presidente do Brasil pela terceira vez. Ele obteve 59.505.795 milhões dos votos válidos e derrotou o candidato Jair Messias Bolsonaro, do PL. Lula teve 50,82%. A Justiça Federal confirmou a vitória às 19h57. Bolsonaro alcançou 57.627.462 votos (49,17% dos válidos).

Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e se mudou para São Paulo ainda criança. Durante a adolescência, fez curso de torneiro mecânico e, em seguida, trabalhou como metalúrgico em São Bernardo do Campo (SP). Na época, ele também se tornou presidente do Sindicato dos Metalúrgico de São Bernardo do Campo e Diadema, ambas cidades de São Paulo, em 1975.

Além disso, ele liderou grandes greves operárias entre os anos de 1978 e 1980. Na ocasião, Lula também foi um dos responsáveis por fundar o PT (Partido dos Trabalhadores). Pela legenda, Lula se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988 e foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998. Apesar das derrotas, foi eleito em 2002, sendo reeleito em 2006. Deixou a presidência em 2010, sendo sucedido por Dilma Rousseff.

Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro após a Operação Lava Jato. No ano seguinte, ele teve a prisão decretada. No entanto, as condenações foram anuladas em 2021 pelo STF (Superior Tribunal Federal), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. Assim como também considerou que o então juiz Sérgio Moro agiu sem a devida parcialidade.

Geraldo Alckmin (PSB) que foi adversário de Lula na disputa de 2006 será o vice-presidente. Natural de Pindamonhangaba (SP), ele tem 68 anos, é médico e professor. Assim como o presidente eleitor, Alckmin também fundou um partido, o PSDB (Partido Social Democracia Brasileira). Ele também foi da constituinte e governou São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Eleições

Eleitores têm até terça para justificar ausência no segundo turno

Prazo para regularizar ausência na votação se encerra em 7 de janeiro

Eleições

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina na próxima quinta-feira (5)

A justificativa deve ser encaminhada para a Justiça Eleitoral; entenda

Eleições

Ricardo Rosa destaca propostas e desafios para Itapema em entrevista ao Visor Eleições

Pré-candidato pelo MDB apresenta planos para turismo e infraestrutura

Eleições

O que é necessário saber sobre as eleições municipais de 2024 para não cair em desinformação

Brasileiros vão às urnas em 2024 para eleger prefeitos e vereadores que irão exercer mandato entre 2025 e 2028

Eleições

Sabino Bussanello fala sobre propostas planejando volta à Prefeitura de Itapema

O pré-candidato a prefeito de Itapema esteve no Visor Eleições 2024, que irá entrevistar todos os pré-candidatos

Mais notícias

Geral

Aposta de SC ganha mais de 52 milhões na Mega-Sena

Além do prêmio principal, o sorteio também beneficiou um apostador de Bombinhas

Tempo

Cidade da Serra Catarinense decreta situação de emergência após tempestade de granizo; confira o vídeo

Em resposta aos prejuízos causados, a Prefeitura decretou situação de emergência por 180 dias