keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

IBGE fez levantamento urbanístico de Itapema antes de iniciar Censo 2022

Segundo IBGE, 48 recenseadores já iniciaram as pesquisas do Censo pela cidade

IBGE Visor Notícias
Foto: Junior Lara/ Visor Notícias

Você já deve ter visto pelas ruas de Itapema nos últimos dias os recenseadores do Censo 2022. As equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começaram a coletar dados para o Censo no dia 1 de agosto. E os trabalhos seguem até o final de outubro.

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Em 2020, o Censo foi adiado por conta da pandemia, no ano seguinte sofreu um novo adiamento por questões orçamentárias. E só então agora que a operação censitária pode ser realizada.

Os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços — sendo 75 milhões de domicílios — nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas. Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos e o questionário ampliado, com 77 perguntas. E ambos, são respondidos em menos de 5 minutos.

Ao todo, o município de Itapema terá 65 recenseadores. Desses, 48 já estão em atividade pelas ruas da cidade. O objetivo é saber o tamanho da população no município e conhecer mais sobre o modo de vida dessas pessoas. Antes de começar o Censo 2022, o IBGE fez um levantamento urbanístico de Itapema. Os dados também poderão ser utilizados para políticas públicas. Já em Porto Belo, estão em atividade 20 recenseadores e em Bombinhas 19 funcionários do IBGE fazem a coleta.

Para Itapema, as equipes do IBGE dividiram a cidade em 7 grandes áreas. Cada local possuí um supervisor para orientar esses setores. Nesses pontos subdivididos, estão ao menos 9 recenseadores, os quais devem trabalhar uma média de 25 horas semanais na coleta dos dados do Censo. Como há muitos edifícios no município, eles também têm contado com o auxílio dos síndicos para conseguir conversar com os moradores.

E lembrando, é bom sempre prestar atenção nas identificações dos profissionais do Censo. Os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além de um crachá com um QR Code que o cidadão pode escanear com a câmera do celular e confirmar o nome e a foto do recenseador, verificando que ele é de fato um servidor do IBGE.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas