keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

Indústria de SC é a terceira que mais gerou vagas formais de emprego no país em 2022

Dados fazem parte do Novo Caged e foram divulgados nesta segunda-feira

carteira de trabalho 20210526 1502493828 Visor Notícias
Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A indústria catarinense gerou 21.089 novos postos formais de trabalho nos quatro primeiros meses de 2022, resultado que coloca o estado na terceira melhor colocação do país, conforme análise do Observatório FIESC. Atrás apenas de São Paulo (48.526) e Rio Grande do Sul (30.653), a indústria catarinense registra saldo positivo no ano, apesar do resultado de abril, quando houve fechamento de 884 vagas. Os dados fazem parte do Novo Caged e foram divulgados nesta segunda-feira, 6, pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

No mesmo período, Santa Catarina registrou a abertura de 66.922 novas vagas. O resultado é puxado pelo setor de serviços, que colaborou com a geração de 34.192 postos de trabalho, seguido pela Indústria (21.089) e construção (11.277). O resultado também coloca o estado como o terceiro na criação de emprego no país em 2022.

O setor de confecção de artigos de vestuário e acessórios liderou na Indústria geral no período, com a criação de 5.022 novas vagas formais. O segmento de fabricação de produtos em madeira aparece na segunda posição, com 2.302 postos de trabalho, seguido pela fabricação de produtos alimentícios (1.719) e fabricação de produtos de metal (1.240). Na construção, o segmento de construção de edifícios lidera, com abertura de 6.179 novos postos de trabalho formais.

O resultado reflete o desempenho dos setores da indústria catarinense no comércio exterior. No primeiro quadrimestre do ano, as exportações de Santa Catarina registraram crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 3,6 bilhões de vendas para outros países. Entre os principais produtos comercializados, despontam as carnes de aves e suínas (26,4%), madeira serrada, compensada, móveis e obras de carpintaria para construções (13,0%), motores elétricos (5,9%) e partes de motor (4,5%).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empregos

Brasil tem 8,6 milhões de pessoas desempregadas neste 1º trimestre

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, conforme divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (30)

Empregos

Na semana do Dia do Trabalho, Grupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

2.000 vagas de diversos cargos estão disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 5 de maio

Empregos

Correios anunciam próximo concurso público

O último concurso realizado pelos Correios em 2011 atraiu mais de 1,1 milhão de candidatos

Empregos

Concurso da CAIXA teve cerca de 1,2 milhão de candidatos inscritos

Há 4 mil vagas disponíveis e as provas serão aplicadas em 26 de maio

Empregos

BNDES anuncia concurso com 150 vagas e salários iniciais de R$ 20 mil

Este será o primeiro em 11 anos; a previsão do edital é para o segundo semestre e destina-se a candidatos com formação superior

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Confira a previsão do tempo em Santa Catarina para os próximos dias

Prognóstico é de chuvas intensas entre 1º a 4 de maio no Estado