keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Adolescente é o quarto caso suspeito no Brasil de varíola dos macacos

Jovem começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, com rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés

mpox variola dos macacos
Imagem Ilustrativa

Mais um caso suspeito de varíola dos macacos foi registrado no Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, informou que um adolescente de 16 anos é o quarto caso suspeito no país. Conforme o órgão, ele esteve na Bolívia e está internado e isolado em um hospital de Corumbá, município do Estado. 

O jovem chegou a se consultar com um médico neurologista em 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele mora na cidade boliviana Porto Quijarro. Quando chegou a Comrumbá, neste domingo (29), ele foi isolado. A internação aconteceu em 30 de maio.

De acordo com a mãe do adolescente, ela e o filho não tiveram contato com ninguém com sintomas similares ao dele, mesmo em emergências lotadas do país vizinho. Ainda na Bolívia, o jovem começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, com rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.

A SES explicou que, quatro dias após a troca de um medicamento, o jovem começou a apresentar lesões avermelhadas e arroxeadas nos membros superiores, que evoluíram com disseminação para o tronco, membros inferiores, boca e a região genital. Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilar e virilha.

Quatro casos suspeitos da doença no Brasil

No Brasil, este é o quarto caso suspeito da doença. Há ainda suspeitas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.  Em SC, o caso é de uma moradora de 27 anos de Dionísio Cerqueira, no Oeste.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa. Ela é considerada endêmica em partes da África Ocidental e Central. A transmissão ocorre por contato próximo com o doente. Os sintomas são: dores de cabeça, dores no corpo, nódulos linfáticos inchados, cansaço, erupções cutâneas nas mãos e pé.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Brasil confirma primeiro caso de sarampo em 2025

Paciente contraiu o vírus no exterior; Ministério da Saúde reforça importância da vacinação

Saúde

Bebês da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá ganham trajes de Páscoa

Ação busca levar acolhimento às famílias de recém-nascidos

Saúde

Florianópolis tem novo ponto de vacinação no Centro

Local também oferece horários estendidos e campanhas aos sábados

Saúde

Anvisa obriga entrega de receita para Ozempic e outras canetas emagrecedoras

Medida afeta remédios como Ozempic e Wegovy; decisão entra em vigor 60 dias após publicação no Diário Oficial e visa coibir uso indiscriminado

Saúde

Mãe faz vaquinha para vacina de filho após transplante de medula

João Henrique, de 8 anos, venceu um transplante de medula e precisa da vacina Meningo B, não fornecida pelo SUS, para voltar à escola e à rotina

Mais notícias