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Infraestrutura

70% das rodovias em SC são classificadas como ruins ou péssimas

Este índice representa o segundo pior resultado entre os estados do Sul do Brasil

Rodovias Visor Notícias
Foto: DIvulgação/PRF

Sete em cada dez rodovias pavimentadas em Santa Catarina apresentam problemas de qualidade, classificadas como regulares, ruins ou péssimas, de acordo com a pesquisa CNT de Rodovias da Confederação Nacional de Transportes (CNT). Este índice representa o segundo pior resultado entre os estados do Sul do Brasil.

A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (29), analisou mais de 111 mil quilômetros de rodovias pavimentadas em todo o Brasil, incluindo trechos federais e estaduais.

Em Santa Catarina, foram avaliados 3.515 quilômetros de rodovias, revelando que 72% da malha rodoviária do estado tem algum tipo de problema. Isso equivale a 2.529 quilômetros, dos quais 282 quilômetros são classificados como péssimos. Apenas 28% das rodovias foram consideradas ótimas ou boas.

Comparado a 2022, houve um aumento nos problemas rodoviários em Santa Catarina. O estado também ficou atrás do Rio Grande do Sul, mas à frente do Paraná em termos de qualidade rodoviária. Em âmbito nacional, Santa Catarina ocupa a 14ª posição.

A pesquisa classificou as rodovias em três categorias: pavimentação, sinalização e geometria da via. Foi constatado que 59,7% das rodovias tinham problemas no pavimento, 59,8% na sinalização e 69,3% apresentavam problemas na geometria da via.

Foram identificados 34 pontos críticos nas rodovias de Santa Catarina, um aumento de 88% em relação ao ano anterior. No entanto, esse número é o menor entre os estados do Sul.

Para recuperar as rodovias catarinenses, a CNT estima que são necessários R$ 3,71 bilhões em obras. O governo federal investiu R$ 405,36 milhões até setembro de 2023, e foram liberados ao todo R$ 693,58 milhões em recursos.

A pesquisa também apontou um prejuízo de R$ 1,37 bilhão devido a acidentes nas rodovias em 2022, enquanto o governo gastou R$ 146,95 milhões com obras de infraestrutura rodoviária de transporte.

Confira o ranking das rodovias em SC

Estado geral

  • BR-158 – Ruim
  • BR-163 – Ruim
  • SC-112 – Ruim
  • SC-157 – Ruim
  • SC-161 – Ruim
  • SC-283 – Ruim
  • SC-305 – Ruim
  • SC-350 – Ruim
  • SC-390 – Ruim
  • SC-480 – Ruim
  • BR-153 – Regular
  • BR-280 – Regular
  • BR-282 – Regular
  • BR-283 – Regular
  • BR-285 – Regular
  • BR-470 – Regular
  • BR-475 – Regular
  • BR-477 – Regular
  • SC-135 – Regular
  • SC-150 – Regular
  • SC-163 – Regular
  • SC-285 – Regular
  • SC-386 – Regular
  • SC-436 – Regular
  • SC-453 – Regular
  • SC-477 – Regular
  • SC-486 – Regular
  • ACESSO – Bom
  • BR-101 – Bom
  • BR-116 – Bom
  • BR-480 – Bom
  • BR-376 – Ótimo
  • BR-486 – Ótimo

Pavimento

  • SC-305 – Péssimo
  • SC-350 – Péssimo
  • BR-163 – Ruim
  • BR-475 – Ruim
  • SC-135 – Ruim
  • SC-157 – Ruim
  • SC-161 – Ruim
  • SC-283 – Ruim
  • SC-285 – Ruim
  • SC-386 – Ruim
  • SC-390 – Ruim
  • SC-453 – Ruim
  • SC-477 – Ruim
  • SC-480 – Ruim
  • SC-486 – Ruim
  • BR-153 – Regular
  • BR-158 – Regular
  • BR-280 – Regular
  • BR-282 – Regular
  • BR-285 – Regular
  • BR-470 – Regular
  • BR-477 – Regular
  • BR-480 – Regular
  • SC-112 – Regular
  • SC-150 – Regular
  • SC-163 – Regular
  • SC-436 – Regular
  • BR-101 – Bom
  • BR-116 – Bom
  • BR-283 – Bom
  • BR-486 – Bom
  • ACESSO – Ótimo
  • BR-376 – Ótimo

Sinalização

  • SC-283 – Péssimo
  • BR-158 – Ruim
  • BR-163 – Ruim
  • BR-283 – Ruim
  • SC-350 – Ruim
  • ACESSO – Regular
  • BR-153 – Regular
  • BR-280 – Regular
  • BR-282 – Regular
  • BR-470 – Regular
  • BR-475 – Regular
  • BR-477 – Regular
  • SC-112 – Regular
  • SC-135 – Regular
  • SC-150 – Regular
  • SC-157 – Regular
  • SC-161 – Regular
  • SC-163 – Regular
  • SC-285 – Regular
  • SC-305 – Regular
  • SC-390 – Regular
  • SC-436 – Regular
  • SC-453 – Regular
  • SC-477 – Regular
  • SC-480 – Regular
  • SC-486 – Regular
  • BR-101 – Bom
  • BR-116 – Bom
  • BR-480 – Bom
  • SC-386 – Bom
  • BR-285 – Ótimo
  • BR-376 – Ótimo
  • BR-486 – Ótimo

Geometria

  • BR-158 – Ruim
  • BR-163 – Ruim
  • BR-475 – Ruim
  • BR-477 – Ruim
  • SC-157 – Ruim
  • SC-285 – Ruim
  • SC-305 – Ruim
  • SC-350 – Ruim
  • SC-390 – Ruim
  • SC-436 – Ruim
  • SC-453 – Ruim
  • SC-486 – Ruim
  • ACESSO – Regular
  • BR-153 – Regular
  • BR-280 – Regular
  • BR-282 – Regular
  • BR-283 – Regular
  • BR-285 – Regular
  • BR-470 – Regular
  • SC-135 – Regular
  • SC-163 – Regular
  • SC-386 – Regular
  • SC-112 – Péssimo
  • SC-150 – Péssimo
  • SC-161 – Péssimo
  • SC-283 – Péssimo
  • SC-477 – Péssimo
  • SC-480 – Péssimo
  • BR-101 – Ótimo
  • BR-376 – Ótimo
  • BR-486 – Ótimo
  • BR-116 – Ótimo
  • BR-480 – Ótimo

Situação das rodovias brasileiras

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), 67,5% das rodovias brasileiras foram classificadas como regulares, ruins ou péssimas em 2023. Em contraste, 32,5% das rodovias foram avaliadas como ótimas ou boas.

Comparação com o ano anterior:

A CNT observa que os resultados deste ano mostram uma estabilidade em relação ao ano passado, que apresentou 66% das rodovias em condições regulares, ruins ou péssimas, e 34% em condições ótimas ou boas.

Avaliação por categoria:

Em termos específicos, 56,8% do pavimento, 63,4% da sinalização e 66% da geometria das rodovias foram avaliados como regulares, ruins ou péssimos. Estes números são semelhantes aos registrados em 2022, quando os percentuais foram de 55,5% para pavimento, 60,7% para sinalização e 63,9% para geometria.

Necessidade de investimentos:

A CNT enfatiza a necessidade contínua de investimentos para reconstrução, restauração e manutenção das rodovias, como vem defendendo há anos. A entidade reforça que os investimentos são fundamentais para melhorar a qualidade da malha rodoviária do país.

Diferenças entre rodovias públicas e concessionadas:

O estudo também revelou que as rodovias públicas, que representam 76,6% da extensão total pesquisada, têm mais avaliações negativas, com 77,1% classificadas como regulares, ruins ou péssimas. Por outro lado, nas rodovias concessionadas, que compõem 23,4% da extensão total avaliada em 2023, 64,1% foram classificadas como boas ou ótimas.

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Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
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