O 5G standalone (SA), conhecido como o “5G puro”, começou a operar em todo o território nacional nesta segunda-feira (2). A partir de agora, as operadoras podem ativar a nova tecnologia em qualquer cidade do Brasil, ampliando a conectividade e a velocidade da internet móvel. Apesar da liberação, o cronograma do leilão de 2021 estipula que a cobertura total no país deve ser alcançada até o final de 2029.
Com velocidades que podem variar entre 1 e 10 Gbps, o 5G SA promete ser até 100 vezes mais rápido que o 4G, cuja média é de 19,8 Mbps. Outra característica marcante da nova geração de rede é a ultrabaixa latência, reduzindo o tempo de resposta entre dispositivos para até 1 milissegundo, o que abre possibilidades para avanços na indústria, telemedicina e veículos autônomos.
A ativação nacional foi possível após a “limpeza” da faixa de 3,5 GHz, concluída na última semana pela Anatel e pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). Esse processo envolveu a instalação de filtros para evitar interferências no sinal, liberando o espectro anteriormente usado por satélites e radiodifusão.
Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, destacou a importância do feito: “A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo para a chegada do 5G puro. As operadoras têm cumprido e até antecipado o cronograma definido pelo edital do leilão”.
A tecnologia 5G SA também permite a conexão simultânea de mais dispositivos, com maior confiabilidade, já que os aparelhos podem se conectar a múltiplas antenas ao mesmo tempo. Esse avanço é considerado importante para ambientes de realidade virtual, internet das coisas (IoT) e outras aplicações de alta demanda tecnológica.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.