O grão-de-bico, uma leguminosa altamente nutritiva, é um verdadeiro tesouro na culinária e na promoção da saúde. Seu perfil nutricional é notável, destacando-se por ser uma excelente fonte de proteína, fibras solúveis e insolúveis, minerais […]
Almôndega de grão-de-bico (Imagem: Edalin Photography | Shutterstock)
O grão-de-bico, uma leguminosa altamente nutritiva, é um verdadeiro tesouro na culinária e na promoção da saúde. Seu perfil nutricional é notável, destacando-se por ser uma excelente fonte de proteína, fibras solúveis e insolúveis, minerais essenciais, como ferro e magnésio, além de vitaminas do complexo B. Essa combinação o torna um aliado poderoso para a saúde do coração, equilíbrio intestinal e níveis de energia.
Além de seus benefícios à saúde, o grão-de-bico é incrivelmente versátil na cozinha. Ele pode ser usado de diversas maneiras, desde saladas e sopas até pratos quentes e acompanhamentos saborosos. Por isso, confira 5 receitas deliciosas com grão-de-bico!
1/4 de xícara de chá de pimentão vermelho cortado em cubos
Azeite, sal, salsinha picada e pimenta-do-reino moída a gosto
Água para hidratar e cozinhar
Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho em um recipiente com água por 12 horas. Depois, escorra e lave-o em água corrente. Em uma panela de pressão, cubra o grão-de-bico com água e leve ao fogo. Cozinhe por 15 minutos após iniciar a pressão. Desligue o fogo, espere a pressão da panela sair, escorra a água e reserve o grão-de-bico. Em uma panela, cubra a quinoa com água e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficar macia e secar a água.
Corte o topo da abóbora e, com o auxílio de uma colher, retire as sementes. Coloque a abóbora em uma forma, regue-a com azeite e leve ao forno médio preaquecido por 25 minutos. Enquanto isso, em um recipiente, misture o grão-de-bico, a quinoa, o cogumelo, a cebola, o pimentão, o sal e a pimenta-do-reino. Retire a abóbora do forno, recheie com a mistura e leve ao forno novamente por mais 7 minutos. Sirva com a salsinha.
Deixe o grão-de-bico de molho em um recipiente com água por 12 horas. Após esse período, descarte a água e lave-o em água corrente. Em uma panela de pressão, cubra o grão-de-bico com a água e leve ao fogo. Cozinhe por 20 minutos após iniciar a pressão. Desligue o fogo, espere a pressão da panela sair completamente, descarte a água e reserve o grão-de-bico.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola, o alho e o alho-poró. Em seguida, acrescente a abobrinha, o brócolis, a vagem e o tomate. Cozinhe até os legumes ficarem al dente. Acrescente o grão-de-bico, adicione sal, misture bem e sirva em seguida.
Almôndega de grão-de-bico (Imagem: Edalin Photography | Shutterstock)
Almôndega de grão-de-bico
Ingredientes
2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido e escorrido
Bata o grão-de-bico no liquidificador até ficar homogêneo. Em um recipiente, coloque o grão-de-bico batido, a farinha de linhaça, a farinha de grão-de-bico, a cebola, o alho, a pimenta-do-reino e o sal. Misture bem e enrole a massa no formato de bolinhas. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio e disponha as almôndegas e refogue-as por 4 minutos. Acrescente o molho de tomate e a água e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e sirva em seguida com folhas de manjericão.
Bolinhos de grão-de-bico com molho de iogurte
Ingredientes
Bolinhos
2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido e escorrido
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/4 de xícara de chá de farinha de rosca
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de páprica
2 colheres de sopa de coentro picado
Suco de 1/2 limão
1 colher de sopa de tahine
Azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Coentro para finalizar
Molho de iogurte
170 g de iogurte natural
Suco de 1/2 limão
1 colher de sopa de hortelã fresca picada
1 colher de sopa de salsinha
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
1 fio de azeite
Modo de preparo
Bolinhos
Em um processador, coloque o grão-de-bico, a cebola, o alho, os temperos, o suco de limão e o tahine. Processe até formar uma massa grossa e modelável, deixe alguns pedaços para dar textura. Transfira para uma tigela e adicione a farinha de rosca aos poucos até dar ponto de modelar. Molde em formato de bolinhos. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite em fogo médio e grelhe até dourar os bolinhos. Reserve.
Molho
Em uma tigela, misture todos os ingredientes do molho. Leve à geladeira por pelo menos 15 minutos. Sirva em seguida com os bolinhos.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Refogue a cebola até ficar dourada. Adicione o alho e o gengibre e refogue por 1 minuto. Junte a cúrcuma, o cominho, o garam masala e a páprica. Mexa por 30 segundos para liberar os aromas. Adicione o tomate e cozinhe até virar um molho grosso. Coloque o grão-de-bico e o leite de coco e misture bem. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino e finalize com o coentro. Sirva em seguida.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Sobre o autor:
Edicase
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Na Sexta-feira Santa, os cristãos têm o costume de não consumir carne vermelha. A tradição religiosa faz parte da celebração que simboliza a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a […]
Entre os alimentos para ganhar massa muscular, os grãos e as proteínas, como a carne e o frango, são destaques. No entanto, pouco se fala dos benefícios proporcionados pelos peixes, que também são excelentes para […]
Recentemente, muitos medicamentos têm chamado a atenção de quem quer perder peso, entre eles, o Ozempic, o Wegovy e o Mounjaro. Os remédios foram criados para tratar a diabetes tipo 2, mas rapidamente se popularizaram […]
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, uma especiaria dourada amplamente utilizada na culinária e na medicina tradicional, é valorizada não apenas pelo seu sabor diferenciado, mas também por suas impressionantes propriedades benéficas para a saúde. […]
Na Páscoa, uma tradição comum em muitas culturas é evitar o consumo de carne, especialmente na Sexta-feira Santa, em observância ao período da Quaresma. No entanto, a ausência dessa proteína não significa que a celebração […]
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade