O retorno de Amy Winehouse aos palcos, marcado por uma performance em Florianópolis em janeiro de 2011, é lembrado como um momento de esperança e tristeza. Esse show, realizado no Stage Music Park em Jurerê, seria a última grande apresentação completa da cantora antes de morrer, em julho daquele ano. O evento ainda é lembrado vividamente por aqueles que estiveram presentes, assim como pela imprensa que cobriu os detalhes e os bastidores.
Naquela noite, a complexidade de Amy como artista e pessoa foi palpável. Ela chegou diretamente do Rio de Janeiro, onde estava hospedada, trazendo consigo a pesada carga de suas lutas pessoais. Em uma cena que ficou na memória de muitos, Winehouse demonstrou frustração ao encontrar um frigobar vazio, uma medida tomada por sua equipe para evitar consumo de álcool, ao que ela reagiu com intensidade.
O show, parte do Summer Soul Festival, foi descrito como uma montanha-russa emocional, com Amy alternando entre momentos de clareza musical e evidente dificuldade pessoal. Ela foi apoiada em palco por uma banda atenciosa, que a ajudou a navegar pelo setlist que incluiu sucessos de seus álbuns “Frank” e “Back to Black”. A interação com o público foi carinhosa, apesar das evidentes dificuldades que enfrentava.
O evento no Stage Music Park, em Jurerê, reuniu cerca de 10 mil pessoas e marcou o início da turnê que passou por São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Depois, Amy fez mais duas apresentações, nos Emirados Árabes e na Sérvia, antes de morrer em dia 23 de julho de 2011, em decorrência de uma intoxicação por álcool.
O show marcou o retorno aos palcos após um hiato de dois anos em que havia se dedicado à reabilitação. Na época, o alcoolismo e o abuso de drogas faziam dela alvo frequente de tabloides. A performance e vida pessoal da cantora eram acompanhadas de perto.
A escolha por Florianópolis
A escolha pela cidade foi porque a cantora teria gostado do conceito de festival de verão Summer Soul Festival, que abrigaria a apresentação. Dadas as circunstâncias, porém, é possível especular que a decisão tinha o intuito de preservar a imagem já desgastada de Amy: caso a performance fosse um desastre, estaria longe dos grandes centros e dos holofotes.
Seis meses após este show, ela morreu
Este evento em Florianópolis destacou a dualidade de Amy Winehouse: uma talentosa artista capaz de conectar-se profundamente com seu público, mas também uma pessoa lutando bravamente contra si mesma. A turnê que se seguiu foi marcada por cancelamentos e apresentações problemáticas, em 23 de julho de 2011, Amy Winehouse morreu, deixando o mundo da música em luto.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.