keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Witzel tenta frear o processo de impeachment no Rio de Janeiro

Leia na Coluna Esplanada de hoje, direto de Brasília

Rifado na política

Apesar de todo o esforço político para frear o processo de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, está rifado na Casa. A volta de André Moura como secretário da Casa Civil é jogada de Pr. Everaldo, o ‘dono’ do PSC, para fazer a transição sem crise e manter o controle do Estado. O vice-governador, Cláudio Castro, também é do partido. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro e a bancada bolsonarista na ALERJ se recusaram a estender a mão ao governador. Não bastasse esse cenário, há um ingrediente na Economia. Bolsonaro tem até 6 de setembro para assinar a prorrogação do Ajuste Fiscal, o que tem salvado as contas (mesmo atrasadas) do Estado, adiando pagamentos bilionários à União. A postura política do presidente não indica que o fará com Witzel no cargo.

Só Fux salva

Witzel está nas mãos do ministro Luiz Fux, relator no STF do pedido de interrupção do  impeachment – e o histórico do ministro mostra que ele não entra em bola dividida.

Então..

..A caneta de Luiz Fux, carioca e futuro presidente do STF em setembro, nunca foi tão poderosa para o Rio de Janeiro.

BB

Bolsonaro não costuma nomear para altos cargos nomes cotados na imprensa. Palacianos dizem que pode surgir um executivo do mercado para a presidência do Banco do Brasil. Sem amarras com funcionalismo,  para tocar privatização.

Na Bolsa..

Vice-presidente da República, com o peso da agenda ambiental nos ombros, o general Hamilton Mourão teve agenda intensa nos últimos dias conversando com os donos dos maiores bancos privados do País. E ainda falou com dirigentes do Goldman Sachs, dos Estados Unidos, por vídeo-conferência. É a luta para segurar investimentos bilionários.

..e na urna

Em tempo, chegou às mãos de Mourão um planejamento do PRTB para as eleições municipais de novembro, que deixou o vice bem animado. Levy Fidelix, presidente do partido, avisou que vai lançar candidatos a prefeitos em 18 capitais e em 50 cidades-pólo do interior de vários Estados, com mais de 200 mil habitantes. 

Teflon

Pelos números da sondagem nacional da Paraná Pesquisas sobre Bolsonaro, parece que o presidente se descolou do próprio Governo. A se concretizar isso, em 2022, seria mais uma prova do poder do voto personificado, muito do perfil do eleitor brasileiro.

Escritura paulistana

A prefeitura de São Paulo vai pagar salários e contas atrasadas da Cinemateca. E o esforço do Governo federal em tentar trazer a sede para Brasília é em vão. O termo de doação da associação fundadora crava que o acervo deve ficar na capital paulista.

Pirro

A vitória de Pirro do ministro Alexandre de Moraes, que comanda o inquérito sobre fake news no STF: Os investigados com contas bloqueadas no Twitter usam contas de amigos ou criam perfis em outros países, e continuam a postar. Agora a Corte fica com a caneta suspensa: Vai bloquear também as contas das pessoas que não são alvos?

Bar dormitório

Os funcionários de bares e restaurantes de João Pessoa (PB) estão literalmente a pé, pois não encontram ônibus para o transporte até suas casas depois do expediente, que termina às 22h. Por decreto do governo estadual, os coletivos urbanos só circulam das 6h às 19h. A indignação é geral.

B.O. eleitoral 1

As próximas eleições em Pernambuco estão mais para operações policiais contra desvio de dinheiro público do que pela disputa do voto de eleitores. A Polícia Federal passou de novo na sede da Prefeitura do Recife para investigar ilegalidades na compra de equipamentos hospitalares.

B.O. eleitoral 2

Há poucas semanas, o prefeito Junior Matuto foi afastado da prefeitura de Paulista, e o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacke, é denunciado por improbidade administrativa (ele pagava com dinheiro do povo a empregada no seu apartamento no Recife, a mãe do garoto Otávio, que morreu ao cair do 9º andar). Todos os alcaides são do PSB.

Política

Câmara indica doação de carro para Polícia Civil de Itapema

O valor da tabela Fipe do veículo é estimado em R$ 43.505,00 (quarenta e três mil e quinhentos e cinco reais)

Política

Vereador Yagan reassume cargo na Câmara de Itapema

Yagan participou da 42ª Sessão Ordinária deste ano, que aconteceu na última terça, dia 01/12, retornando ao seu cargo de 1º Secretário do Poder Legislativo

Política

Moisés é absolvido em julgamento e deve voltar ao cargo de governador em Santa Catarina

Por seis votos contrários ao afastamento, o governador volta ao cargo no Estado

Política

AO VIVO: Acompanhe a votação que decide o futuro de Carlos Moisés

O Tribunal Especial de Julgamento vota o primeiro pedido de impeachment contra o governador afastado Carlos Moisés da Silva (PSL) nesta sexta-feira (27) no Plenário da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Clique aqui para […]

Política

2º Turno: Eleitor não pode ser preso a partir desta terça-feira

Restrição a detenções vai até 48 horas após o segundo turno

Mais notícias