keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Witzel tenta frear o processo de impeachment no Rio de Janeiro

Rifado na política

Apesar de todo o esforço político para frear o processo de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, está rifado na Casa. A volta de André Moura como secretário da Casa Civil é jogada de Pr. Everaldo, o ‘dono’ do PSC, para fazer a transição sem crise e manter o controle do Estado. O vice-governador, Cláudio Castro, também é do partido. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro e a bancada bolsonarista na ALERJ se recusaram a estender a mão ao governador. Não bastasse esse cenário, há um ingrediente na Economia. Bolsonaro tem até 6 de setembro para assinar a prorrogação do Ajuste Fiscal, o que tem salvado as contas (mesmo atrasadas) do Estado, adiando pagamentos bilionários à União. A postura política do presidente não indica que o fará com Witzel no cargo.

Só Fux salva

Witzel está nas mãos do ministro Luiz Fux, relator no STF do pedido de interrupção do  impeachment – e o histórico do ministro mostra que ele não entra em bola dividida.

Então..

..A caneta de Luiz Fux, carioca e futuro presidente do STF em setembro, nunca foi tão poderosa para o Rio de Janeiro.

BB

Bolsonaro não costuma nomear para altos cargos nomes cotados na imprensa. Palacianos dizem que pode surgir um executivo do mercado para a presidência do Banco do Brasil. Sem amarras com funcionalismo,  para tocar privatização.

Na Bolsa..

Vice-presidente da República, com o peso da agenda ambiental nos ombros, o general Hamilton Mourão teve agenda intensa nos últimos dias conversando com os donos dos maiores bancos privados do País. E ainda falou com dirigentes do Goldman Sachs, dos Estados Unidos, por vídeo-conferência. É a luta para segurar investimentos bilionários.

..e na urna

Em tempo, chegou às mãos de Mourão um planejamento do PRTB para as eleições municipais de novembro, que deixou o vice bem animado. Levy Fidelix, presidente do partido, avisou que vai lançar candidatos a prefeitos em 18 capitais e em 50 cidades-pólo do interior de vários Estados, com mais de 200 mil habitantes. 

Teflon

Pelos números da sondagem nacional da Paraná Pesquisas sobre Bolsonaro, parece que o presidente se descolou do próprio Governo. A se concretizar isso, em 2022, seria mais uma prova do poder do voto personificado, muito do perfil do eleitor brasileiro.

Escritura paulistana

A prefeitura de São Paulo vai pagar salários e contas atrasadas da Cinemateca. E o esforço do Governo federal em tentar trazer a sede para Brasília é em vão. O termo de doação da associação fundadora crava que o acervo deve ficar na capital paulista.

Pirro

A vitória de Pirro do ministro Alexandre de Moraes, que comanda o inquérito sobre fake news no STF: Os investigados com contas bloqueadas no Twitter usam contas de amigos ou criam perfis em outros países, e continuam a postar. Agora a Corte fica com a caneta suspensa: Vai bloquear também as contas das pessoas que não são alvos?

Bar dormitório

Os funcionários de bares e restaurantes de João Pessoa (PB) estão literalmente a pé, pois não encontram ônibus para o transporte até suas casas depois do expediente, que termina às 22h. Por decreto do governo estadual, os coletivos urbanos só circulam das 6h às 19h. A indignação é geral.

B.O. eleitoral 1

As próximas eleições em Pernambuco estão mais para operações policiais contra desvio de dinheiro público do que pela disputa do voto de eleitores. A Polícia Federal passou de novo na sede da Prefeitura do Recife para investigar ilegalidades na compra de equipamentos hospitalares.

B.O. eleitoral 2

Há poucas semanas, o prefeito Junior Matuto foi afastado da prefeitura de Paulista, e o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacke, é denunciado por improbidade administrativa (ele pagava com dinheiro do povo a empregada no seu apartamento no Recife, a mãe do garoto Otávio, que morreu ao cair do 9º andar). Todos os alcaides são do PSB.

Política

Deputados votam hoje o impeachment do governador Carlos Moisés e vice

Os 40 deputados votam dois projetos diferentes. Um deles analisa o caso da vice e outro o do governador Moisés

Política

Conheça os candidatos à Prefeitura de Itapema

Na próxima semana o Visor Notícias começa a série “Eleições 2020” onde entrevistará os candidatos às Prefeituras das cidades da região

Política

Termina hoje prazo para partidos definirem candidatos às eleições

TSE espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas

Política

Comissão Especial do Impeachment vota relatório nesta terça-feira (15)

No pedido de impeachment, o defensor público considera que Moisés, Daniela e Tasca cometeram crime de responsabilidade na concessão de reajuste salarial dos procuradores do Estado

Política

Eleições municipais movimentam o jogo político de todo o Brasil

Leia na Coluna esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias