Starlink de Elon Musk irá conectar máquinas agrícolas no Brasil

Foto: Divulgação

A notícia foi anunciada pelo próprio bilionário na rede social X, da qual ele também é o dono

Foto: Divulgação

A fabricante norte-americana John Deere e a Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX, revelaram uma parceria para dotar tratores e outras máquinas agrícolas com conectividade de alta velocidade tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.  

Foto: Divulgação

A implementação desse acordo está prevista ao longo do ano, proporcionando aos agricultores em regiões remotas, desprovidas de acesso à internet, a capacidade de usufruir das tecnologias digitais avançadas da John Deere. 

Foto: Divulgação

Essas tecnologias incluem recursos como controle autônomo, compartilhamento instantâneo de dados, diagnóstico remoto, suporte técnico avançado e comunicação entre os equipamentos. As empresas têm planos de incorporar o Starlink em máquinas agrícolas tanto novas quanto já em operação. 

Foto: Divulgação

Jahmy Hindman, CTO da John Deere, afirmou em entrevista ao jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ) que o acordo representa “uma oportunidade para introduzir as tecnologias da empresa a um número ainda maior de clientes”.  

Foto: Divulgação

No Brasil, aproximadamente 70% dos hectares cultivados carecem de conectividade, contrastando com os Estados Unidos, onde esse índice é de 30%. 

Foto: Divulgação

O WSJ reportou que a Deere conduziu testes com os satélites por aproximadamente oito meses antes de escolher o Starlink em detrimento da Intelsat. 

Foto: Divulgação

A Starlink é uma rede de satélites projetada para prover internet de alta velocidade em áreas remotas. Atualmente, a empresa já possui mais de 5.300 satélites em órbita, com planos de lançar mais de 42 mil satélites nos próximos anos. 

Foto: Divulgação

Diariamente o Visor Notícias traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e siga as nossas redes sociais.

Acompanhe o Visor