Hepatite misteriosa em crianças faz Governo de SC emitir alerta para cidades

Foto: Ilustrativa

Hepatite misteriosa em crianças tem despertado a atenção de autoridades de Saúde por todo o mundo

Foto: Ilustrativa

O Governo de Santa Catarina está em alerta quanto aos casos de hepatite aguda grave, de causa desconhecida, que está sendo registrado em crianças de vários países. O Ministério da Saúde está monitorando sete casos suspeitos da doença no Brasil, sendo três no Paraná e quatro no Rio de Janeiro.

Foto: Ilustrativa

O documento orienta os serviços de saúde do Estado para permanecerem em alerta quanto aos pacientes menores de 16 anos com hepatite aguda, em que o diagnóstico não seja das hepatites A, B, C, D ou E, e com início dos sintomas desde 1º de outubro de 2021.

Foto: Ilustrativa

A hepatite misteriosa em crianças tem despertado a atenção de autoridades de Saúde por todo o mundo e ao menos 169 casos foram relatados em 11 países até o dia 21 de abril.  Os pacientes que estão no Reino Unido, Espanha, Israel, Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, Noruega, França, Romênia e Bélgica têm entre 1 mês e 16 anos de idade.

Foto: Ilustrativa

Na última quarta-feira (4), o primeiro caso da doença na América Latina foi confirmado em uma criança de 8 anos, na Argentina. Segundo o Ministério da Saúde do país, o paciente está sendo tratado na cidade de Rosário.

Foto: Ilustrativa

De acordo com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, entre os casos identificados, a síndrome clínica trata-se de hepatite aguda, ou seja, inflamação no fígado.

Foto: Ilustrativa

Muitos pacientes relataram sintomas como dor abdominal, diarreia e vômitos antes do diagnóstico de hepatite aguda grave e aumento dos níveis de enzimas hepáticas e icterícia (coloração amarelada na pele, olhos e/ou mucosa).

Foto: Divulgação

Diariamente o Visor Notícias traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e siga as nossas redes sociais.

Acompanhe o Visor