keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Vulcão submarino entra em erupção e causa tsunami nas Ilhas do Pacífico Sul

Ilhas de Tonga e Samoa Americana, na Oceania, foram atingidas por ondas de tsunami neste sábado (15)

Um tsunami atingiu Tonga neste sábado (15), após a erupção de um vulcão submarino. “Um tsunami de 1,20 m foi observado em Nuku’alofa”, capital deste pequeno arquipélago no Oceano Pacífico, anunciou a agência australiana de meteorologia. Ondas de cerca de um metro de altura foram vistas na capital do país, Nuku’alofa, que teve regiões inundadas.

Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram imóveis sendo invadidos pela água na região próxima à praia no país, localizado no Pacífico Sul. Após a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, as autoridades locais emitiram um alerta de tsunami para todo o país. O vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha desta nação insular povoada por cerca de 71.000 habitantes.

Grande explosão

O tsunami anterior não passou de 30 cm, e o alerta tinha acabado de ser levantado, quando o vulcão entrou em erupção novamente. “Foi uma grande explosão”, relatou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site de notícias Stuff. “O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Vinha em ondas. Meu irmão caçula achou que tinham bombas explodindo perto de casa”, descreveu.

Poucos minutos depois, acrescentou, a água invadiu sua casa, e o muro de uma casa vizinha desabou. “Soubemos, em seguida, que era um tsunami, com a água brotando na casa. A gente ouvia gritos por todos os lados, e todo o mundo começou a fugir para as partes mais altas”, completou. A imprensa local relatou que um comboio de policiais e tropas do exército evacuou o rei Tupou VI de Tonga de seu palácio perto da costa, em um terreno mais alto.

Na sexta-feira (14), cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão. Relatos da erupção deste sábado mostram que o impacto também foi sentido em Fiji, Samoa Americana e Nova Zelândia. A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida “como um trovão distante” nas ilhas Fiji, a mais de 800 km de distância, disseram autoridades locais. Também se advertiu os moradores para cobrirem os reservatórios de água para protegê-los da chuva ou das cinzas ácidas.

Houve alerta para tempestades na Nova Zelândia, que fica a cerca de 2.300 quilômetros de distância de Tonga. “Correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa” foram relatadas pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país. Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu à população que “se afaste de todos os lugares ameaçados, ou seja, praias, recifes e toda a costa plana”.

Fonte: Visor Notícias

Mundo

Freiras Cannábicas abrem loja de comércio eletrônico e oferecem produtos a base de maconha

A organização Sisters Of The Valley é formada por mulheres de todas as idades que têm um objetivo muito claro: compartilhar os benefícios medicinais da cannabis, conseguir sua legalização

Mundo

Homem leva tio morto até unidade da previdência para sacar a pensão

O acusado nega que tenha tomado tal atitude para roubar o dinheiro e diz que não sabia que o tio estava morto

Mundo

Nova temporada de série da HBO tem nu masculino frontal e cena com beijo grego

Cena é fake segundo ator, mas imagem deu o que falar na internet

Mundo

Terremoto mata uma pessoa no Haiti e leva moradores a lotarem as ruas

Tremor de magnitude 5,3 foi seguido por série de abalos menores

Mundo

Mecânico destrói Ferrari de luxo avaliada em R$18,5 milhões durante teste

Uma Ferrari avaliada em R$18,5 milhões ficou destruída após uma colisão contra uma árvore em Baarn, na Holanda. O carro de luxo já estava vendido e o acidente ocorreu com um mecânico ao volante, que […]

Mais notícias

Segurança

Homem foragido por fraude no Pará é preso em SC

Nesta segunda-feira (24), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Decor/DEIC), prendeu preventivamente um homem que estava com mandado de prisão em […]

Geral

Nova diretoria da OAB Camboriú é empossada

Cerimônia ocorreu nesta terça-feira, na sede da Subseção. O advogado Maikon Rafael Matoso é novo presidente da OAB Camboriú