keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Vulcão submarino entra em erupção e causa tsunami nas Ilhas do Pacífico Sul

Ilhas de Tonga e Samoa Americana, na Oceania, foram atingidas por ondas de tsunami neste sábado (15)

tsunami tonga 800x671 1 Visor Notícias

Um tsunami atingiu Tonga neste sábado (15), após a erupção de um vulcão submarino. “Um tsunami de 1,20 m foi observado em Nuku’alofa”, capital deste pequeno arquipélago no Oceano Pacífico, anunciou a agência australiana de meteorologia. Ondas de cerca de um metro de altura foram vistas na capital do país, Nuku’alofa, que teve regiões inundadas.

Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram imóveis sendo invadidos pela água na região próxima à praia no país, localizado no Pacífico Sul. Após a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, as autoridades locais emitiram um alerta de tsunami para todo o país. O vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha desta nação insular povoada por cerca de 71.000 habitantes.

Grande explosão

O tsunami anterior não passou de 30 cm, e o alerta tinha acabado de ser levantado, quando o vulcão entrou em erupção novamente. “Foi uma grande explosão”, relatou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site de notícias Stuff. “O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Vinha em ondas. Meu irmão caçula achou que tinham bombas explodindo perto de casa”, descreveu.

Poucos minutos depois, acrescentou, a água invadiu sua casa, e o muro de uma casa vizinha desabou. “Soubemos, em seguida, que era um tsunami, com a água brotando na casa. A gente ouvia gritos por todos os lados, e todo o mundo começou a fugir para as partes mais altas”, completou. A imprensa local relatou que um comboio de policiais e tropas do exército evacuou o rei Tupou VI de Tonga de seu palácio perto da costa, em um terreno mais alto.

Na sexta-feira (14), cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão. Relatos da erupção deste sábado mostram que o impacto também foi sentido em Fiji, Samoa Americana e Nova Zelândia. A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida “como um trovão distante” nas ilhas Fiji, a mais de 800 km de distância, disseram autoridades locais. Também se advertiu os moradores para cobrirem os reservatórios de água para protegê-los da chuva ou das cinzas ácidas.

Houve alerta para tempestades na Nova Zelândia, que fica a cerca de 2.300 quilômetros de distância de Tonga. “Correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa” foram relatadas pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país. Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu à população que “se afaste de todos os lugares ameaçados, ou seja, praias, recifes e toda a costa plana”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mundo

Terremoto com magnitude significativa atinge Nova York

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, comunicou que o tremor foi sentido em todo o estado

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave