keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Volume de serviços acelera em SC e encerra semestre com alta histórica

O avanço da retomada das atividades econômicas começa a impulsionar segmentos que encerraram o ano de 2020 em queda.

david siglin UuW4psOb388 unsplash Visor Notícias
Foto: Divulgação Fecomércio

O volume de serviços em Santa Catarina cresceu 3,1% em junho frente ao mês anterior- este é o segundo mês seguido com resultados positivos em 2021, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE. O desempenho é equivalente ao nível nacional (1,7%) na passagem do mês.

No acumulado do ano, a recuperação do setor ocupa o 3º lugar do país, com alta de 17,1%, quase o dobro da média nacional (9,5%) e o maior patamar já alcançado para esse período desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2011. Em 12 meses a variação foi de 8,4%- a 2º maior do país.

O avanço da retomada das atividades econômicas começa a impulsionar segmentos que encerraram o ano de 2020 em queda. Pelo terceiro mês seguido todos os segmentos apresentaram variação positiva comparada ao ano anterior. Esse movimento reflete no volume positivo do primeiro semestre para os cinco agrupamentos de serviços acompanhados pela pesquisa.

Dentre os segmentos, a alta no ano de 2021 é puxada pelos Serviços profissionais, administrativos e complementares (29,40%) e Transporte, serviços auxiliares aos transportes e correios (21,90%). Esses também são os setores com maior crescimento em 12 meses. Também lideram a geração de postos de trabalho nas atividades de transporte terrestre (4.111), Limpeza em prédios e em domicílios (3.093), Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (1.897), Serviços de engenharia (1.850) e Atividades de contabilidade (1.399) no acumulado de 2021.

Os serviços prestados a família, apesar de continuar em níveis inferiores ao período pré-pandemia e com queda acumulada de 14,8% em 12 meses, reverteram as perdas no acumulado do ano e passa a ter volume positivo de 2,6% em 2021. Esse resultado mostra sinais de recuperação, entretanto o setor permanece sendo um dos mais afetados pela pandemia, sobretudo pelo caráter mais presencial das atividades, como restaurantes, bares, atividades culturais e de recreação e lazer, cabeleireiros, barbeiros, salões de beleza, dentre outros. Nesse sentido, o avanço e a recuperação das atividades dependem da continuidade da imunização da população e do controle dos preços.

Confira a movimentação do setor em SC:

Panorama das atividades turísticas
As medidas de restrições impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19 e o isolamento social impactaram diretamente no turismo, entretanto, os dados já sinalizam o início da retomada.

Pelo terceiro mês consecutivo, o volume de atividades turísticas apresentam variação positiva na passagem do mês, com alta de 9,7%. Esse sinal de recuperação também é observado no comparativo com mesmo período do ano anterior, com crescimento de 58,1%. No acumulado de 2021 a alta foi de 2,5%.

Esse movimento de recuperação ainda é insuficiente para reverter as perdas dos meses anteriores e SC acumula queda de 18,1% no volume de turismo nos últimos 12 meses.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Economia

SC se mantém como o estado com a melhor distribuição de renda no Brasil

Com economia diversificada, altos índices de emprego e população bem qualificada, o estado lidera ranking de sustentabilidade social

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado