keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Violência contra o idoso dobra durante pandemia e continua crescendo

Alerta foi feito nesta quinta-feira (17) durante Roda de Conversa entre os vereadores de São José , representantes de entidades e do município

X

Os casos de violência contra a pessoa idosa em São José quase dobraram entre 2019 e 2020, durante os primeiros 12 meses da pandemia do coronavírus e podem dar um novo salto em 2021. O alerta foi feito nesta quinta-feira (17) pelas lideranças que participaram de Roda de Conversa promovida pela Câmara de Vereadores.

Em 2020 os casos de negligência e violência física, psicológica e sexual, segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, saltaram para 198. Eram 108 em 2019, quando houve queda em relação a 2018 (124 casos). Os idosos, por serem o público mais sensível ao ataque do coronavírus, ainda foram os que mais se isolaram e até hoje estão com pouco acesso à programas públicos e eventos de lazer e saúde. Até 2019 esses programas e eventos eram, muitas vezes, a única oportunidade para se relacionarem com outras pessoas, para se movimentarem e terem acesso a uma série de outros benefícios. Em casa, ainda ficaram à mercê de golpes por telefone, que também cresceram e até da chamada violência financeira, que é quando familiares retiram deles o acesso aos seus recursos financeiros, aposentadorias, poupanças e contas bancárias.

O que mais preocupa as autoridades é que o problema continua. Em 2021 já foram registrados 148 casos em seis meses, segundo Marla Sacco Martins, diretora da Secretaria de Assistência Social, representante do município no encontro. De acordo com ela, mantido o mesmo ritmo os casos de violência e abuso contra a pessoa idosa podem dobrar novamente. “É importante discutir essa questão aqui na Câmara para que sejam pensadas novas políticas em defesa do idoso”, destacou. Ela lembrou que hoje o município de São José tem 42 casos em atendimento. Destes, 41% envolvem negligência, 27% violência propriamente dita e 30% violência psicológica. 1,89% envolvem violência sexual.

“O aumento da violência contra a pessoa idosa é uma realidade e não podemos deixar de discutir esse assunto e alertar a nossa sociedade”, destacou a presidente da Casa, vereadora Méri Hang. Ele garantiu que as portas da Câmara estão abertas para a discussão de propostas, benefícios e necessidades para a pessoa idosa.

Além da diretora da Secretaria de Assistência Social, também participaram do encontro vereadores,  a professora aposentada, Claudete Ogibovki, a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa e Titular do Conselho Estadual do Idoso, Patrícia Klein e o representante do Conselho Municipal do Idoso, Antonino Souza.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Itajaí anuncia novos retornos de quadra para melhorar o trânsito no bairro Cordeiros

O primeiro ponto definido interligará dois retornos e vai melhorar o trânsito no bairro Salseiros e no acesso à Murta. Seu percurso envolverá as ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Silvestro Moser, Eugênio Pezzini e Poeta Bento Nascimento.

Cidades

Empresa contratada dá calote e Piçarras fica sem decoração de Natal

O município licitou a compra do material no dia 16 novembro com entrega prevista para o dia 26, mas a empresa descumpriu os prazos e deixou de atender às ligações telefônicas da prefeitura.

Cidades

Projeto “Amigos do Morretes” entrega mais de 200 marmitas para famílias vulneráveis

Um dos membros da associação, o vereador e presidente da câmara Alexandre Xepa explica que esta ação é realizada com o apoio de muitas pessoas, que se unem para ajudar ao próximo

Cidades

Refis tem desconto de até 90% em Itapema

O desconto nos valores é de 90% dos juros e multas para pagamento em parcela única

Cidades

Veja como ficará o calçadão da Avenida Atlântica em Balneário Camboriú

Requalificação da orla inclui áreas verdes, espaço de lazer e para esportes.

Mais notícias

Brasil

Ladrão invade salão de beleza logo depois de postagem de influencer e rouba relógio que ela mostrava na rede social

Um homem invadiu um salão de beleza e roubou um relógio Rolex logo após ele aparecer em uma postagem de rede social no braço de um influenciadora digital. O caso aconteceu em São Paulo e […]

Brasil

Em confronto com a polícia, oito suspeitos de assaltar agências bancárias são mortos

No local em que houve a ação policial, teriam sido encontrados explosivos e armamentos de grosso calibre.

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup