keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Violência contra o idoso dobra durante pandemia e continua crescendo

Alerta foi feito nesta quinta-feira (17) durante Roda de Conversa entre os vereadores de São José , representantes de entidades e do município

WhatsApp Image 2021 06 17 at 18.09.45 Visor Notícias

Os casos de violência contra a pessoa idosa em São José quase dobraram entre 2019 e 2020, durante os primeiros 12 meses da pandemia do coronavírus e podem dar um novo salto em 2021. O alerta foi feito nesta quinta-feira (17) pelas lideranças que participaram de Roda de Conversa promovida pela Câmara de Vereadores.

Em 2020 os casos de negligência e violência física, psicológica e sexual, segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, saltaram para 198. Eram 108 em 2019, quando houve queda em relação a 2018 (124 casos). Os idosos, por serem o público mais sensível ao ataque do coronavírus, ainda foram os que mais se isolaram e até hoje estão com pouco acesso à programas públicos e eventos de lazer e saúde. Até 2019 esses programas e eventos eram, muitas vezes, a única oportunidade para se relacionarem com outras pessoas, para se movimentarem e terem acesso a uma série de outros benefícios. Em casa, ainda ficaram à mercê de golpes por telefone, que também cresceram e até da chamada violência financeira, que é quando familiares retiram deles o acesso aos seus recursos financeiros, aposentadorias, poupanças e contas bancárias.

O que mais preocupa as autoridades é que o problema continua. Em 2021 já foram registrados 148 casos em seis meses, segundo Marla Sacco Martins, diretora da Secretaria de Assistência Social, representante do município no encontro. De acordo com ela, mantido o mesmo ritmo os casos de violência e abuso contra a pessoa idosa podem dobrar novamente. “É importante discutir essa questão aqui na Câmara para que sejam pensadas novas políticas em defesa do idoso”, destacou. Ela lembrou que hoje o município de São José tem 42 casos em atendimento. Destes, 41% envolvem negligência, 27% violência propriamente dita e 30% violência psicológica. 1,89% envolvem violência sexual.

WhatsApp Image 2021 06 17 at 18.09.44 Visor Notícias

“O aumento da violência contra a pessoa idosa é uma realidade e não podemos deixar de discutir esse assunto e alertar a nossa sociedade”, destacou a presidente da Casa, vereadora Méri Hang. Ele garantiu que as portas da Câmara estão abertas para a discussão de propostas, benefícios e necessidades para a pessoa idosa.

Além da diretora da Secretaria de Assistência Social, também participaram do encontro vereadores,  a professora aposentada, Claudete Ogibovki, a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa e Titular do Conselho Estadual do Idoso, Patrícia Klein e o representante do Conselho Municipal do Idoso, Antonino Souza.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Pizza low carb é opção saudável e saborosa para emagrecer

Receita dispensa o uso de farinha e é rica em ingredientes nutritivos

Saúde

Balneário Camboriú tem segundo óbito por dengue em 2024

Vítima é um homem de 73 anos com comorbidades