O último sobrevoo de monitoramento na Área de Proteção Ambiental (APA) das baleias-francas registrou oito fêmeas com filhotes ao longo do litoral sul de Santa Catarina no domingo (10). A maior concentração foi avistada em Laguna, com seis baleias distribuídas entre as praias do GI, Cigana e Galheta. Em Garopaba, a Praia do Siriú também registrou uma mãe com filhote.
O litoral catarinense é considerado um berçário natural para as baleias-francas, e a identificação dos mamíferos é realizada por meio das calosidades na cabeça, que funcionam como uma espécie de “impressão digital”, permitindo rastrear os indivíduos ao longo das temporadas.
As buscas, que começaram em Florianópolis e se estenderam até Araranguá, fazem parte do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, em parceria com o Grupo Acquaplan e o ProFranca/Instituto Australis. Além dos sobrevoos, pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira complementam o acompanhamento, com o objetivo de fornecer dados para ações de conservação e garantir uma migração tranquila para as baleias, minimizando os impactos de atividades humanas, como navegação e turismo.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.