O parasurfista João Energia, atleta de Itapema, conquistou o título do primeiro Campeonato Brasileiro de Parasurf, realizado em Porto de Galinhas, Pernambuco. Competindo na categoria PS-Kneel, destinada a atletas que pegam ondas ajoelhados, João trouxe o troféu para casa após se destacar nas ondas da Praia do Borete.
Ele sofreu um grave acidente de moto há três anos e meio, que resultou na amputação de um braço e de um pé. Foi a partir desse evento que João encontrou no esporte uma nova motivação de vida. Morando em Itapema, ele foi convidado por um vizinho para conhecer o surf, que logo se tornou sua paixão.
João Energia iniciou sua trajetória no surf adaptado, competindo ao lado de surfistas com diferentes tipos de deficiência, como visual. Com a implementação do parasurf pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), ele pôde competir em uma modalidade mais adequada à sua condição física. A categoria PS-Kneel é voltada para surfistas com amputações acima dos joelhos ou condições congênitas semelhantes, e foi onde João brilhou no último domingo, durante o campeonato em Porto de Galinhas.
Agora, o paratleta já mira as próximas competições, incluindo uma etapa da CBSurf em dezembro, no Ceará. Além disso, João está engajado em ajudar crianças da Escolinha de Surf de Itapema e abrir espaço para novos parasurfistas. Ele mantém contato com a Associação de Deficientes de Itapema (ADI) e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com o objetivo de fomentar a inclusão no esporte.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Vicenzo Locatelli, da equipe Pedala Itapema, foi campeão júnior na tradicional prova 500 Millas del Norte e agora se prepara para disputar o Pan-Americano
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade