keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

VÍDEO: Itapema poderá mudar para Balneário Itapema? Entenda a polêmica

A indicação da vereadora Beth Rocha (PSD) provocou uma grande polêmica na cidade e virou assunto em todo o Estado

itapema 2 Visor Notícias
Foto: Drone Visor Notícias

Sol, praia, opções turistas diversificadas fazem Itapema ser um dos destinos preferidos pelos turistas. A cidade é referência quando o assunto é turismo no verão. E com todos esses elementos, não faltaram justificativas para a indicação da vereadora Beth Rocha (PSD). Ela sugeriu nessa última semana a mudança de nome da cidade para ‘Balneário Itapema’.

A indicação 695/2022 provocou uma grande polêmica na cidade e virou assunto em todo o Estado. Na internet, diversas pessoas opinaram a respeito do caso. Muitos comentários foram contrários a sugestão. No documento da indicação da parlamentar ela destaca que, o “município está à frente das definições constantes nos dicionários, pois além das belas praias, dos excelentes restaurantes (gastronomia em geral), bares, hotéis, pousadas, calçadão a beira-mar, entre outros, ainda oferece o turismo rural. Assim, visando dar a devida publicidade ao nosso município, o qual já se enquadra no status de Balneário, é que a presente indicação foi elaborada”.

Com a repercussão da indicação, muitas informações falsas sobre o assunto também foram disseminadas nas redes sociais. Uma delas é que a Indicação 695/2022 da vereadora tornou-se um Projeto de Lei e que foi aprovado no legislativo. Mas, conforme reforça o Secretário de Administração da Câmara de Vereadores de Itapema, Juliano de Oliveira, as duas propostas são totalmente diferentes e nenhuma lei sobre isso foi aprovada.

“É preciso enfatizar que é uma indicação. Nos últimos dias escutamos muito nas redes sociais que aprovou um Projeto de Lei alterando o nome de Itapema. Isso não é verdade. Um Projeto de Lei cria uma obrigação e depende da sanção da prefeita. A indicação é apenas uma sugestão. A vereadora Beth apresentou isso e vai para o Executivo como sugestão para que eles possam então analisar, realizar um estudo. Basicamente criar uma discussão para ver se é viável trocar o nome, se é benéfico para a cidade, se a população é a favor ou não, isso tudo cabe ao poder Executivo avaliar”, explica.

A Indicação não tem força nem implicação legal caso a Prefeitura não tome providências diante do pedido. Diferente de um Projeto de Lei, que, se for aprovado em plenário e depois sancionado pela Prefeitura, aí sim, tem implicação legal, e passa a vigorar como Lei Municipal.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Mais notícias

Segurança

Confusão em fila de cinema vira caso de polícia em Balneário Camboriú

Jovem jogou refrigerante e pipoca em criança autista na fila preferencial

Segurança

Pais de soldado morto em acidente com caminhão do Exército serão indenizados em R$ 200 mil

O caminhão transportava 44 pessoas, sendo 41 na carroceria e três na cabine, quando caiu de uma ribanceira em Blumenau