keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Vídeo: Guardas municipais agridem vendedor de doces em Itajaí e geram revolta; sindicância irá apurar o caro

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, vai instaurar sindicância para apurar, junto às testemunhas e aos agentes da GM envolvidos, as circunstâncias da abordagem

X
Reprodução

Na última segunda-feira (13), no calçadão Hercílio Luz, em Itajaí, uma confusão generalizada foi registrada envolvendo a Guarda Municipal da cidade, um ambulante e pessoas que transitavam pelo local. A maneira como a GM tratou o ambulante gerou polêmica e denúncias de quem assistiu a cena e de usuários das redes sociais.

Segundo informações, o homem vendia doces para ajudar a sustentar a filha deficiente, quando os agentes chegaram afirmando que ele não poderia realizar aquela atividade. Porém, informaram as testemunhas, os guardas arrancaram o suporte de isopor com os doces da mão do vendedor, quebraram o objeto e ainda enforcaram e agrediram o homem.

Um vídeo mostra os guardas agredindo o vendedor, jogando-o no chão, chutando, enforcando e, no final, colocando-o dentro da viatura. As pessoas em volta gritam em protesto, mas, mesmo na frente de todos, as agressões continuam.

Os guardas ainda teriam descido com armas e também jogado spray de pimenta no rosto da população que filmava a cena.

Município de Itajaí vai instaurar sindicância para apurar abordagem a ambulante

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, vai instaurar sindicância para apurar, junto às testemunhas e aos agentes da GM envolvidos, as circunstâncias da abordagem.

O procedimento administrativo será conduzido pela Corregedoria da Secretaria de Segurança, composta por servidores não ligados à Guarda Municipal. O Município reforça ainda que oferece qualificação aos guardas municipais para agir dentro da legalidade, usando técnicas policiais adequadas para proteger o patrimônio público e garantir a ordem e a segurança da população.

De acordo com o relatório da ocorrência, por volta das 15h30 a GM foi acionada para prestar apoio aos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), que estavam sendo ameaçados por um vendedor ambulante.

Quando o homem foi localizado, não acatou às ordens dos fiscais, tentou fugir e foi contido pelos guardas municipais. Durante o procedimento, o ambulante derrubou um dos agentes e foi necessário uso de força física para contê-lo e evitar riscos à guarnição e ao abordado.

Ainda segundo o relatório, pessoas que estavam acompanhando a abordagem investiram contra os guardas, atirando objetos e gritando palavras de baixo calão. Considerando o grande número de pessoas que estava no local da abordagem (cerca de 100) foram necessárias mais viaturas da GM para realizar os procedimentos.

Após a situação, o ambulante e um guarda receberam atendimento médico e o vendedor foi encaminhado à Delegacia de Polícia, em Balneário Camboriú, para medidas cabíveis.

Fonte: Visor Notícias

Segurança

Polícia encontra 1,1 mil quilos de maconha dentro de camionete em SC

A camionete havia sido roubada em Cascavel, no Paraná, e estava com placas clonadas

Segurança

Corpo de recém-nascido é encontrado em terreno baldio

Ainda não há confirmação de quem é a vítima e o que aconteceu

Segurança

Homem é morto com tiros no tórax, braço e cabeça dentro de casa

Um homem foi morto dentro de casa na madrugada de sábado (25) na cidade de Indaial. A vítima de 44 anos foi executada com vários tiros no tórax, braço e cabeça. A Polícia Militar e […]

Segurança

Família de Santa Catarina perde tudo em incêndio

Um incêndio consumiu uma casa na cidade de Barra Velha na madrugada deste sábado (25). Seis pessoas moravam na casa e nenhum ficou ferida.Quando os bombeiros chegaram na casa, por volta das 5h, os proprietários […]

Segurança

Carreta carregada de óleo vegetal tomba na BR-376 e motorista morre

Um acidente com morte foi registrado na BR-376, na altura do quilômetro 676,5, neste sábado. Um caminhão que transporta óleo vegetal tombou na rodovia federal. O veículo colidiu contra uma barreira de concreto e acabou […]

Mais notícias

Segurança

Polícia encontra 1,1 mil quilos de maconha dentro de camionete em SC

A camionete havia sido roubada em Cascavel, no Paraná, e estava com placas clonadas

Segurança

Corpo de recém-nascido é encontrado em terreno baldio

Ainda não há confirmação de quem é a vítima e o que aconteceu