keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

VÍDEO: Com temperaturas de mais de 1.000°C lava de vulcão engole casas e árvores na Espanha

Lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora

lava vulcao Visor Notícias

Mais de 100 casas já foram destruídas pela lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no domingo (19), na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias. Primeira a ser registrada nesta ilha em 50 anos, a erupção provocou a retirada de quase 5 mil pessoas, segundo informaram as autoridades nesta segunda-feira (20).

“Neste momento, temos 5.000 pessoas retiradas (…) e cerca de 100 casas destruídas nas localidades de Los Llanos de Aridane, El Paso e Tazacorte. As expulsões de lava continuam e seguem rumo à costa”, relatou Lorena Hernández, conselheira de Segurança Cidadã da primeira delas, no segundo dia de erupção do Cumbre Vieja.

Os impressionantes rios de lava arrasaram árvores, invadiram casas e estradas, como mostram vários vídeos e fotos publicados nas redes sociais. Com temperaturas de mais de 1.000°C, a lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora, segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias.

“Essa língua de lava engole tudo que vai encontrando pelo caminho — descreveu Mariano Hernández Zapata, presidente de Cabildo de La Palma, em entrevista à Televisión Española. Em entrevista à televisão pública, o prefeito de El Paso, uma das localidades afetadas, descreveu a devastação. — Em sua passagem, a lava não deixou absolutamente nada”, descreveu o prefeito Sergio Rodríguez, acrescentando que os moradores “têm muita incerteza”. 

“Vão levar muito tempo para voltar, com certeza”, comentou Rodríguez sobre o possível retorno dos moradores para suas casas. Em apenas três minutos, Angie Chaux, uma moradora de Los Llanos de Ariadne, que vive a poucos quilômetros do vulcão, conta que teve de deixar sua casa, às pressas, às 4h30 da madrugada, junto com o marido e o filho de três anos. 

“Estou nervosa, porque não sabemos o que vai acontecer. Se vamos encontrar nossa casa”, desabafou, contanto que a lava passou a 700 metros de sua residência.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mundo

Terremoto com magnitude significativa atinge Nova York

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, comunicou que o tremor foi sentido em todo o estado

Mais notícias