keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

VÍDEO: Avião que transportava vacinas entre em rota de colisão com Boeing em Curitiba

De imediato, os pilotos da GOL fizeram uma curva para evitar a colisão

Pouso Visor Notícias

Na manhã de terça-feira (19), um avião monomotor com doses da vacina CoronaVac a bordo, fez uma curva errada após a decolagem e entrou em rota de colisão com um Boeing da GOL, no Paraná. A informação é do AEROIN, site de notícias especializado em aviação comercial.

A situação, no mínimo inusitada, envolveu um Boeing 737-800 da GOL de matrícula PR-GUC e um Cessna C208 Caravan do governo paranaense, de matrícula PP-MMS. Esse último levava doses da vacina para Londrina (PR) e decolou do Aeroporto Bacacheri, em Curitiba (PR).

Em um áudio do Controle Aéreo obtido pelo AEROIN é possível ouvir o momento que a controladora instruiu o jato comercial a abandonar a aproximação do aeroporto para evitar o acidente. Ela revelou que tinha o indicativo de chamada (call-sign) Resgate 03.

Mudança de rota

De imediato, os pilotos da GOL fazem uma curva para evitar a colisão e também respondem à controladora, cortejando a informação. Neste momento, é possível ouvir o alarme de desativação do piloto automático do Boeing 737, apontando que a aeronave estava em modo automático e os pilotos precisaram desativá-lo para tirá-la da rota de colisão.

O piloto da GOL também confirma TCAS RA, que é o Resolution Advisory, que é um comando de voz para evitar uma colisão, indicando para subir ou descer. Este aviso de RA só é dado quando o jato está a 3 milhas náuticas (5,5km) de distância da outra aeronave ou a 25 segundos ou menos do impacto.

Em seguida, quem fala é o Resgate 03, informando que está corrigindo sua rota e voltando para a curva prevista, que era para a esquerda e não à direita. Após isso, o GOL arremete e o C208 segue sua rota prevista para Londrina. Minutos depois o Boeing 737 pousou no Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), sem nenhum problema adicional, conforme apurou o site.

“Fiquei perplexa”

Uma passageira do avião comercial contou ao Portal Banda B que ninguém entendeu o motivo do piloto abortar o pouso. Segundo a professora Jessica Matias, a “ficha caiu” só quando ela soube à noite pela imprensa que poderia ter ocorrido uma tragédia.

“Estava voltando do Rio Grande do Norte com meu filho, após quase um mês de férias. Embarcamos às 9h10 em Guarulhos para Curitiba. A gente estava chegando quando o piloto só avisou que o pouso estava cancelado. Ninguém entendeu. Daí rodamos uns sete ou oito minutos e pousamos normalmente, mas sem entender o motivo do cancelamento”, explicou a passageira.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país

Geral

Pizza low carb é opção saudável e saborosa para emagrecer

Receita dispensa o uso de farinha e é rica em ingredientes nutritivos

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano