A Associação Amor Pra Down (AAPD), organização beneficente sem fins lucrativos, foi contemplada com recursos do Fundo Social Sicredi, permitindo melhorias estruturais em sua sede. Criada há 24 anos em Balneário Camboriú por pais de crianças com síndrome de Down, a entidade tem como missão promover a autonomia, a independência e o fortalecimento das relações sociais e afetivas de seus atendidos.
O recurso foi utilizado para construir uma passagem coberta entre dois blocos da sede, oferecendo proteção às crianças durante os deslocamentos entre atendimentos, especialmente em dias de chuva. A associação oferece serviços como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social, dependendo de recursos públicos e doações para se manter. Segundo a AAPD, o apoio recebido complementa o orçamento, possibilitando a continuidade e a melhoria dos serviços prestados à comunidade.
VOCÊ SABE O QUE É SÍNDROME DE DOWN?
A síndrome de Down foi descrita, em 1866, por John Langdon Down e em 1958, Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs, descobriram sua origem cromossômica passando a considerá-la uma síndrome genética. A síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 nas células do organismo (trissomia), que ocorre na hora da concepção do bebê, no momento da divisão celular. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maior parte da população. Como se trata de um evento genético e não de uma doença, é importante esclarecer que nada poderia ser feito durante a gestação para reverter a trissomia.
O QUE É O FUNDO SOCIAL?
O Fundo Social, que antes levava o nome de Valor “S”, foi criado em 2018 e é um recurso financeiro que tem como objetivo alavancar e apoiar entidades em prol do desenvolvimento da nossa região. Quanto mais os associados investirem no Sicredi, maior será o apoio aos projetos das comunidades.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.