José Bernardino Coelho, um dos últimos veteranos da 2ª Guerra Mundial no Litoral Norte de Santa Catarina, morreu na quinta-feira (10), aos 103 anos. Nascido em Camboriú em 22 de janeiro de 1921, Bernardino foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutou na Itália em 1944. Internado no hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, ele não resistiu a um quadro de pneumonia e falência múltipla de órgãos.
O sepultamento será realizado nesta sexta-feira (11), às 11h, no Cemitério Municipal do Bairro Fazenda, em Itajaí. No início de setembro, o veterano foi homenageado com a Medalha Tributo à FEB em sua casa, em Balneário Camboriú, reconhecendo sua contribuição histórica. Em entrevista de 2015, Bernardino relatou ter sido sorteado para integrar o Exército, destacando que ele e outros 18 jovens de Camboriú foram enviados à guerra. Durante o conflito, atuou como padioleiro, responsável por resgatar soldados feridos em campo.
A memória de José Bernardino Coelho permanece viva como exemplo de bravura e dedicação à preservação da história da FEB.
Com informações do portal Menina FM.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.