keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Vereadores de Itapema visitam a Guarda Municipal de Balneário Camboriú

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu dúvidas deles com relação a criação de uma Guarda Armada em Itapema

Visita GM de Balneario Visor Notícias

Vereadores de Itapema aproveitaram este início de mandato para resgatar uma pauta que já foi bastante debatida em Itapema há alguns anos: a criação de uma Guarda Municipal Armada. Para entender melhor o sistema adotado pelo município vizinho de Balneário Camboriú, os vereadores Jean do Dimar (MDB) e Léo Cordeiro (MDB) visitaram a Secretaria de Segurança Pública do município. A Guarda Municipal Armada de Balneário completa dez anos de atuação agora em 2021, o que a torna referência no Estado.

Os vereadores Léo e Jean foram recepcionados pelo Secretário de Segurança Pública de BC, Gabriel Castanheira, e pelo Comandante da Guarda Armada, Douglas Ferraz. Eles apresentaram todo funcionamento do órgão, custos da formação de cada agente, e explicaram como é feito o treinamento da equipe. Hoje, o município de Balneário leva de 6 a 8 meses para formar um novo Guarda Municipal. O efetivo da autarquia atualmente é de 175 guardas.  

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu dúvidas deles com relação a criação de uma Guarda Armada em Itapema. “Saímos de lá inclusive com a possibilidade de criarmos um convênio intermunicipal para o treinamento de guardas caso Itapema venha criar este órgão, utilizando a estrutura e a experiência que eles já tem, o que facilitaria a implantação”, comentou.

O vereador Jean do Dimar avaliou a importância da visita, pois acredita que quando a Câmara receber projeto para votar a criação de uma Secretaria de Segurança Pública, conhecer a realidade da região e das cidades que já atuam nesse sentido, contribui para o vereador analisar melhor a proposta e inclusive propor emendas mais efetivas.

Os vereadores Alexandre Xepa (Progressistas) e Zulma Souza (Progressistas) também acompanhariam a reunião, mas por motivos pessoais tiveram que cancelar o compromisso.

Maior efetivo de SC

Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú, a Guarda Armada do município possui o maior efetivo de Santa Catarina. A corporação atua não só no patrulhamento das ruas, mas também em operações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil, realiza forças-tarefa e tem grupos especiais de atuação, como o Grupo de Proteção à Mulher, Grupo de Proteção Ambiental, entre outros.

O comandante Ferraz pontuou que a Guarda Municipal é responsável por diversas ações para contribuir com a segurança da cidade, como patrulhamentos pelos bairros, rondas escolares – externas e internas – e conta com o apoio do policiamento dos cães K9. Em Balneário Camboriú, a Guarda Municipal atende 24h pela Central 153.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias