keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Vereadores de Itapema aprovaram 4 projetos de Lei nesta semana; saiba quais

Vereadora Beth Rocha apresentou Indicação que gerou polêmica, sugerindo à Prefeitura a realização de um estudo para alterar o nome do município para Balneário Itapema. Vale destacar que a proposição não era Projeto de Lei e que uma Indicação não tem efeito legal, mas sim, caráter sugestivo

Divulgação

Os vereadores de Itapema votara e aprovaram 4 Projetos de Lei essa semana, na Sessão Ordinária do dia 12/07. Todos projetos da semana são de autoria dos vereadores, desta forma, para se tornar Lei Municipal, ainda precisam passar pela análise do Poder Executivo (Prefeitura), que pode sancionar ou vetar o projeto. Se sancionado, eles se tornarão Lei Municipal.

Balneário Itapema: não foi votado Projeto de Lei para mudar nome do município!

É importante destacar, diante da polêmica sobre mudar o nome do município para Balneário Itapema, que não existe nenhum Projeto de Lei nesse sentido. Mas sim, foi votado em plenário, foi uma Indicação à Prefeitura, da vereadora Beth Rocha (PSD). Existe uma diferença enorme entre uma proposição e outra. A Indicação, tem caráter sugestivo à Prefeitura, e leva uma ideia de algo sobre a cidade, que pode ou não ser acatado pela Prefeitura. A Indicação não tem força nem implicação legal caso a Prefeitura não tome providências diante do pedido.

Diferente de um Projeto de Lei, que, se for aprovado em plenário e depois sancionado pela Prefeitura, aí sim, tem implicação legal, e passa a vigorar como Lei Municipal.

Projetos de Lei aprovados pela Câmara de Itapema dia 12/07:

– PL 70/2022, de autoria do vereador Leo Cordeiro (MDB), quer tornar obrigatória a criação de uma categoria adaptada para pessoas com deficiência em competições esportivas oficiais públicos e/ou particulares realizadas no Município de Itapema. Com isso, eventos esportivos poderão colocar em prática a inclusão desse público em suas competições.

– PL 30/2022, de autoria do vereador Adriano Pivotto (Podemos), aposta na ampliação da transparência para a gestão pública de Itapema. O projeto aprovado pelos vereadores quer instituir uma nova política nesse sentido, prevendo que obras inacabadas sejam publicadas no Portal de Transparência do Município de Itapema.

– PL 68/2022, de autoria do vereador João da Farmácia (PSL), busca instituir a “Semana da Conscientização Cívica e Política no Município de Itapema”. Segundo o vereador, a proposta vem de encontro à criação da Escola Cívico Militar de Itapema, e pode contribuir no sentido de despertar a conscientização da população sobre a causa. Se sancionado, ficará instituída a terceira semana de março para a programação de conscientização.

– PL  80/2022, de autoria do vereador Wanderley Dias (PSD), quer instituir em todas escolas da rede municipal, a realização de testes vocacionais aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais de Itapema. O vereador destaca que hoje o mercado de trabalho está mudando, e ter consciência dessa escolha é fundamental, já que ela determinará seu futuro profissional e pessoal. “Também é importante destacar que nem sempre as famílias podem garantir o acesso a esses testes aos seus filhos, e uma escolha correta nessa hora é fator determinante para seu sucesso profissional”, registra o vereador Ley.

Todos os PL´s aprovados seguem para análise da Prefeitura, que tem 15 dias para manifestar seu parecer, favorável ou contrário aos projetos aprovados pelo Legislativo.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

TSE recebe 12 registros de candidatura à Presidência da República

Prazo para entrega de registros por meio físico vai até as 19h

Política

Eymael registra candidatura à Presidência no TSE

Chapa terá Professor Bravo na disputa pelo cargo de vice-presidente

Política

Exército brasileiro passa a investir na criação de gado

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Política

Roberto Jefferson registra candidatura à Presidência no TSE

A chapa terá Padre Kelmon como candidato à vice-presidente

Mais notícias

Cidades

Itapema realiza audiência para apresentação da LDO 2023

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15/08) auditório da Prefeitura de Itapema

Cidades

Vereador Xepa pede brinquedos para crianças com deficiências nos parques de Itapema

O vereador se une à uma luta de muitas mães de filhos e filhas especiais