keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Vereador Xepa assume presidência da Câmara de Itapema

Mais três vereadores compõem a Mesa Diretora do Poder Legislativo: Wanderley Dias (PSD) como vice presidente; Raquel Josino (PSL) como 1ª Secretária; e Leonardo Cordeiro (MDB) como 2º Secretário

Alexandre Xepa Visor Notícias
Divulgação

O vereador Alexandre Xepa (Progressistas) assumiu neste dia 04/01 a presidência da Câmara Municipal de Itapema. Xepa foi eleito por unanimidade entre seus pares, já que neste início de Legislatura a concorrência à Mesa Diretora teve chapa única.  Mais três vereadores compõem a Mesa Diretora do Poder Legislativo: Wanderley Dias (PSD) como vice presidente; Raquel Josino (PSL) como 1ª Secretária; e Leonardo Cordeiro (MDB) como 2º Secretário.

Carlos Alexandre de Souza Ribeiro, conhecido como Alexandre Xepa, é natural de Lages e morador do Bairro Morretes há quase 30 anos. Ele tem 36 anos, é acadêmico de Direito, casado e tem um filho. Ao lado da Mesa Diretora, ele é responsável por toda gestão administrativa e institucional da Câmara Municipal de Itapema pelos próximos dois anos.

Reeleição: vereador mais votado da história de Itapema

Xepa foi não só o vereador mais votado de Itapema nas Eleições Municipais de 2020, como alcançou a marca de vereador mais votado da história do município, com 1.312 votos. Isso o gabaritou para assumir seu segundo mandato consecutivo na Câmara de Vereadores. Em 2020, na janela partidária, migrou para o partido Progressistas, com o qual inicia o seu novo mandato.

Primeiro mandato

Em seu primeiro mandato legislativo (2017 a 2020) pelo Partido Solidariedade (SD), Xepa trabalhou com o lema: “aproximar a população ao Poder Legislativo para assim fazer uma nova forma de política”. Neste período, criou 43 Projetos de Lei; enviou para a Prefeitura quase 400 Indicações com pedidos da população; foi o autor de 55 Requerimentos e seis Moções honrosas.

Dedicou seu primeiro mandato ao povo e especialmente ao Bairro Morretes, sendo conhecido por estar sempre nas ruas conversando com as pessoas e atendendo aos menos favorecidos. Também atuou legislando por causas de prevenção e combate às drogas e à dependência química, bandeira que carrega na sua atuação legislativa.

Ele aponta como uma grande conquista do primeiro mandato, a concretização de uma agência Lotérica no bairro Morretes, que era uma reivindicação antiga dos moradores locais, bem como a pavimentação quase completa de ruas do Morretes e Jardim Praia Mar.

Futuro mandato

Participativo, o vereador pode facilmente ser visto pelas ruas e movimentos que acontecem pela cidade. Agora como presidente da Câmara, ele terá o desafio de conciliar as ruas com sua atuação institucional, que requer protocolos de gabinete. “Esse novo desafio aumenta a minha responsabilidade. Meu objetivo como presidente é aproximar a Câmara dos cidadãos, e também trazer as pessoas pra dentro do Legislativo”, revela.

Xepa se define como um homem do povo e mantém as portas da sua casa aberta à população que lá chega todos os dias. O vereador conta que busca estar sempre antenado às causas sociais e também promete continuar se dedicando na busca por melhorias na saúde – com mais agilidade em exames e biópsias – e pelas ruas dos bairros de Itapema. “Eu espero poder atuar mais por todos os bairros, mantendo minha ideia inicial de quando me tornei vereador: estar mais perto possível da população, e auxiliar as pessoas carentes, que mais precisam de ajuda. Quero estar perto delas, onde o poder público às vezes não chega”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Política

Itapema deve receber R$ 1 milhão do Governo Federal até o início de julho

Comitiva de vereadores está na capital do país para buscar recursos para Itapema

Mais notícias

Segurança

Recém-nascida é encontrada morta e sem um dos pés em saco de lixo revirado por cachorros no PR

IML está tentando identificar novas informações sobre o bebê, por meio de exames de DNA e corpo e delito

Saúde

Balneário Camboriú tem quase mil casos de dengue confirmados

Centro de Balneário Camboriú é o local que mais registrou focos do mosquito