keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Vereador Tanaka pede vistas de projeto sobre Parcerias Público-Privadas

A função do Projeto de Lei é disciplinar e promover a realização de parcerias no âmbito da Administração Pública, em áreas de atuação de interesse social e econômico.

chuva torrencial provoca estragos em chapeco 1549404476 Visor Notícias

No mês de março, a Câmara de Vereadores de Itapema recebeu do Executivo o Projeto de Lei nº 48/2017, que visa instituir o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPP) em Itapema. A função do Projeto de Lei é disciplinar e promover a realização de parcerias no âmbito da Administração Pública, em áreas de atuação de interesse social e econômico.

Na ocasião, o vereador e presidente da Comissão de Justiça e Redação Final, Cleverson Tanaka (PDT), transcreveu um Projeto Substitutivo, que mudou muita coisa da Lei em tramitação, e foi enviado novamente para a Prefeitura. Apenas no mês de julho o PL voltou para a Câmara, para nova análise e tramitação.  Este novo PL veio de acordo com algumas alterações feitas por Tanaka, e retornou para as Comissões Legislativas.

O projeto passou por todas as Comissões, mas recebeu três emendas modificativas de autoria de Tanaka. Segundo ele, a Lei em si estava se contradizendo em alguns pontos, e indo de encontro com o dispositivo legal de referência, a Lei Federal nº 11.079/2004. “Por isso eu fiz as emendas, mudando algumas nomenclaturas e visando consertar alguns ruídos dentro da redação”, afirmou Tanaka.

 

Complexidades da Lei

A iniciativa PPP deve assegurar o lucro da empresa privada e proteger, ao mesmo tempo, o interesse público. Ela envolve valores altos, R$ 20 milhões para cima, e trabalha com tempos de contrato que duram de cinco a 35 anos.

Um PL tão complexo e com um impacto tão grande para o município, gerou novas dúvidas na última Sessão Ordinária da Câmara, terça-feira (15/08). Mesmo com as emendas e a nova Tramitação, o vereador Tanaka abriu um pedido de vistas para poder analisar melhor o Projeto.

O pedido foi aprovado por unanimidade. Agora, a Comissão de Legislação vai se reunir com o Procurador Geral da Câmara, Valdir Zanella, para analisar novamente o Projeto e tentar acabar com todas as dúvidas existentes. “Com a redação como está hoje, amanhã ou depois, o PL pode ser considerado inconstitucional. Por isso vamos dar uma olhada para amarrar todos as pontas soltas que possam existir dentro desta matéria legislativa”, concluiu Tanaka.

O vereador tem até a próxima segunda-feira, 21/08, para dar o seu parecer final. O PL 48/2017, já está agendado para votação na próxima Sessão Ordinária, dia 22/08,

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Inusitado

Corpos de vítimas do acidente que deixou sete mortos são trocados

O erro só foi descoberto quando familiares abriram o caixão de Maria Arlete

Saúde

Confira quais cidades de SC mais vacinaram contra a gripe

Os índices de cobertura vacinal permanecem abaixo das expectativas